Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022
Fala Matão

Governo Federal lança nova carteira de identidade com número único

Validade do documento é nacional e os institutos de identificação têm até 6 de março para se adequarem à mudança.

  • Redação
  • 17:12
  • Quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022
Fala Matão - Redação

O governo federal lançou a Carteira Nacional de Identidade, com um número único, o do CPF, para todo o país. O documento foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto na tarde desta quarta-feira (23).

A Secretaria-Geral da Presidência da República informou que a carteira de identidade vigente no país continua sendo aceita por até 10 anos para a população de até 60 anos de idade. Para quem tem acima, será aceita por prazo indeterminado.

A validade do documento é nacional e os institutos de identificação têm até 6 de março para se adequar à mudança. A emissão permanece sob responsabilidade das Secretarias de Segurança Pública de cada ente federativo.

A carteira, que deve atender requisitos em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, é considerada mais segura, por causa da possibilidade de validação eletrônica de sua autenticidade por QR Code, inclusive off-line, argumenta o governo.

De acordo com o governo, o documento "simplifica a vida do cidadão e visa coibir fraudes". Atualmente, os brasileiros retiram a carteira de identidade com um número e, caso percam e solicitem em outro estado, têm acesso ao novo RG com um número diferente.

fonte: R7

Copyright © 2022 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.