Segunda feira, 11 de abril de 2022
Fala Matão

Sobreviventes do Holocausto se reencontram após 79 anos por acaso

  • Redação
  • 11:02
  • Segunda feira, 11 de abril de 2022
Fala Matão - Redação
A última vez que os sobreviventes do holocausto Jack Waksal e Sam Ronse se viram foi em 1943, onde trabalhavam forçadamente em uma mina de carvão - Foto: Divulgação/NBC

Dois sobreviventes do Holocausto, ambos de 97 anos, se reencontram após 79 anos. O encontro foi por acaso, num jantar organizado pelo Memorial do Holocausto dos Estados Unidos, no mês de março.

A última vez que Jack Waksal e Sam Ronse se viram foi em 1943, onde trabalhavam forçadamente em uma mina de carvão em Pionki, na Polônia.

Eles viveram dias difíceis. Waksal conseguiu escapar durante a transferência e ao longo de oito meses ficou escondido no meio de uma floresta. Já seu amigo permaneceu no novo campo de concentração até abril de 1945.

Depois disso, ele quando foi enviado para uma “Marcha da Morte”, a qual teve a duração de três semanas.

No dia 2 de maio, ele acabou sendo libertado por militares do Exército dos Estados Unidos.

“Descarregávamos carvão todos os dias. Às vezes fazíamos isso por 24 horas. Foi muito difícil. Trabalhávamos muito e havia pouca comida e higiene. Nós estávamos sempre com fome. Não era incomum acordar de manhã e alguém próximo a você estava morto”, afirmaram.

Como irmãos!

Inicialmente, Waksal não reconheceu o amigo. No entanto, logo notou que seu rosto era familiar. “Ele pulou da cadeira e veio correndo até mim. Começou a me abraçar e disse: ‘Você é meu irmão!'”, contou Ronse.

Na hora eu pensei: conheço essa pessoa. Éramos como irmãos! Achei que estava sonhando. Tenho sorte de ainda estar vivo, e ele também”, declarou Waksal.

Hoje a dupla mora a apenas 60 km de distância nos EUA. Depois do encontro, eles já combinaram de se reunir novamente: “É uma história de esperança. Temos 97 anos e vamos chegar lá”, afirmou Ron em entrevista ao Washington Post.

Com informações do Washington Post e Farol da Bahia

Copyright © 2022 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.