Quinta-feira, 14 de abril de 2022
Fala Matão

Matão apresenta projeto humanizado de atendimento às pessoas em situação de rua

Projeto pretende inserir pessoas em situação de rua no mercado de trabalho, dar abrigo ou direcionar para suas cidades de origem

  • Redação
  • 10:37
  • Quarta-feira, 13 de abril de 2022
Fala Matão - Redação

Na manhã desta terça-feira (12/04) a Prefeitura de Matão, apresentou o projeto de acolhimento junto as pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, nomeado "Renascer". A coletiva de imprensa contou com a presença da equipe de governo, imprensa, vereadores, autoridades ligadas ao serviço social, instituições de combate a violência, a segurança pública, Polícia Civil, Polícia Militar e a equipe gestora da Associação Pão Nosso, entidade credenciada para desenvolver o referido projeto.

Edital de credenciamento

A estratégia foi abrir um novo credenciamento para as instituições interessadas, reconhecidas como organização da sociedade civil de 21/02 a 14/03. Em seguida, realizou-se a avaliação através da comissão responsável por escolher a instituição credenciada, através da portaria nº 14.904, de 16 de fevereiro de 2022. Um dos critérios de avaliação foi que a instituição deveria ter um histórico de experiências anteriores exemplares, a fim de gerenciar o programa, com suficiente infraestrutura física e recursos humanos, quanto ao atendimento a pessoa em situação de rua e seus agravantes.

Dessa forma a Associação Pão Nosso (APN) foi escolhida, cumprindo todos os requisitos exigidos pelo programa.

O município, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, definiu sobre a implantação do projeto, "Renascer", em razão do formato humanizado, que será posto em prática por uma equipe técnica multidisciplinar: psicólogo, assistente social, psicopedagogo e educador social. Haverá escuta qualificada dos diversos problemas e em seguida serão convidados para a "acolhida" no abrigo, onde receberão alimento, poderão tomar banho e participar de vivências motivacionais, sendo que as demandas, serão encaminhadas aos serviços da rede psicossocial do município.

A inserção dessas pessoas no mercado de trabalho é um dos objetivos do programa "Renascer".

Rede de apoio psicossocial

Uma rede de apoio receberá as pessoas encaminhadas pelo programa: Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); Centro de Referência da Assistência Social (CRAS); Centro de Atenção Psicossocial (CAPS); Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD); Postos de Saúde; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Projetos sociais; etc.

De acordo com o coordenador e psicólogo responsável pela APN André Dias uma van fará o resgate e transporte das pessoas em situação de rua até o abrigo. "O acolhimento terá o tempo necessário para o fortalecimento da auto estima e encaminhamento a rede psicossocial".

Ainda conforme o psicólogo, o objetivo é criar oportunidades que gerem a autonomia para o autossustento, direcionar para cidades de origem e transformar a visão de que aqui no município de Matão a pessoa não permanece e nem adoece, anonimamente, nas ruas.

Atuação da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil

As duas polícias farão o acompanhamento e darão apoio ao programa, a fim de separar do grupo de pessoas em vulnerabilidade social, àqueles que possuem dívidas com a justiça e que oferecem risco de segurança pública.

Copyright © 2022 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.