Sábado, 14 de maio de 2022
Fala Matão

TSE autoriza arrecadação antecipada de financiamento para eleição

Durante a campanha de arrecadação não é permitido pedir votos e fazer propaganda eleitoral antecipada.

  • Redação
  • 17:12
  • Sexta-feira, 13 de maio de 2022
Fala Matão - Redação

A partir deste domingo (15), a legislação eleitoral permite a partidos, pré-candidatos e pré-candidatas a arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo por meio de sites e aplicativos disponibilizados por empresas ou entidades cadastradas na Justiça Eleitoral. Essa forma de levantar recursos para campanha deve atender aos requisitos dispostos nas Resoluções 23.607/2019 e nº 23.665/2021 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), bem como observar as regras relativas à propaganda eleitoral, sobretudo a proibição de pedido explícito de voto antes de 15 de agosto.

O responsável pela arrecadação está obrigado a emitir recibo ao doador e informar imediatamente os dados da doação à Justiça Eleitoral, que a fiscaliza de forma instantânea. Todas as contribuições via financiamento coletivo devem ser divulgadas em meio eletrônico com identificação do doador e do valor.

Vale destacar que a liberação desses recursos para utilização pelo beneficiário fica condicionada à apresentação do requerimento do registro de candidatura, à obtenção de CNPJ, à abertura de conta bancária específica de campanha e à emissão de recibos. Caso o registro de candidatura não seja aceito, os valores arrecadados têm que ser transferidos ao partido a que o pré-candidato estiver filiado e, na hipótese de o registro não ser solicitado, o dinheiro deve ser devolvido aos doadores.

Essa forma de arrecadação já foi usada nas Eleições Gerais de 2018 e nas Municipais de 2020. Não existe limite de valor a ser recebido na modalidade de financiamento coletivo.

Copyright © 2022 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.