Segunda feira, 30 de maio de 2022
Fala Matão

Corpus Christi Matão comemora 74 anos e volta a ser na modalidade presencial

Evento é considerado um dos maiores do Brasil. Confira o cronograma!

  • Redação
  • 12:16
  • Sexta-feira, 27 de maio de 2022
Fala Matão - Redação
Igreja Matriz Senhor Bom Jesus - Foto: arquivo/Fala Matão

“Eucaristia: caminho de comunhão, participação e missão” - Este é o tema de uma das celebrações mais esperadas pelos matonenses que está de volta em seu formato tradicional. No dia 16 de Junho, acontece a 74º edição do Corpus Christi de Matão, e para celebrar o retorno do público às ruas, a Prefeitura de Matão diz que está se preparado para que o evento seja um dos maiores dos últimos anos. Além da programação religiosa com celebrações eucarísticas e a ornamentação dos tradicionais tapetes coloridos feitos pela comunidade para a passagem do Santíssimo, neste ano, a festa contará com estrutura para receber uma virada cultural com diversas atrações musicais.

O evento acontecerá simultaneamente em toda a área central onde serão confeccionados os tapetes, o que compreende a praça “Dr. Leônidas Calígula Bastia”, a Casa da Cultura “Prefeito Armando Bambozzi”, além da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus. Outras atividades também acontecerão em outros espaços públicos, no entorno do Conjunto Poliesportivo “Laert José Tarallo Mendes”, como no Ginásio de Esportes “Décimo Chiozzini”, a praça “Alfredo de Paiva Garcia” e nas ruas próximas que receberão os vendedores ambulantes.

A abertura do Corpus Christi 2022 antecederá ao feriado com shows de música de Viola, Samba, Rock, MPB, Sertanejo, Eletrônica e outras estão programados para a noite de quarta-feira (15 de Junho), a partir das 19h, no Parque Ecológico. Mesmo sendo um evento religioso, uma solenidade em honra ao ''Corpo do Senhor'' (Corpus Chisti), nenhum show do segmento cristão foi anunciado pela prefeitura. 

Na mesma noite haverá a abertura da Expoflor – Feira de Flores e Plantas de Holambra, realizada pelo Rotary Club de Matão, em parceria com a Prefeitura. Diversos tipos de flores e plantas estarão em exposição e disponíveis para comercialização, até o dia 18 de Junho, na praça “Alfredo de Paiva Garcia”.

Por volta das 04h de quinta-feira (16 de junho), os desenhos dos tapetes já começam a ser moldados por centenas de voluntários, estudantes e artistas, ao longo de um trajeto em formato de cruz, por onde passa a procissão. Serão enfeitadas a Rua José Bonifácio, Avenida 28 de Agosto, Rua Rui Barbosa, Avenida 15 de Novembro, Rua Prudente de Moraes, Avenida 7 de Setembro e Avenida Siqueira Campos.


Foto: arquivo/Fala Matão 

Para este dia, entre as novidades deste ano, será a volta da praça de alimentação com a presença das entidades assistenciais do município. Alimentos e bebidas serão comercializados na praça do Centro pela Associação Pão Nosso, Vicentinos Santa Clara, Centro Espirita Celeiro de Luz, Lar São Vicente de Paulo (Asilo), Grupo Escoteiros e Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer de Matão (APFCC).

No mesmo local, dezenas de artesãos contarão com um a área dedicada à Feira de Artesanato. Entre a variedade estão crochê, tricô, cartonagem, patchwork, enfeites, bijuterias, decoração, bordados, quadros, entre outros produtos.

No feriado, além dos tapetes, o público poderá prestigiar mais shows musicais, apresentações de capoeira e percussão na praça do centro e recital de piano na Casa da Cultura. A igreja Matriz do Senhor Bom Jesus celebrará quatro missas ao longo do dia e, às 16h, acontece o final das festividades com a procissão dos fiéis sob os tapetes ornamentados.

Fonte: aip

Conheça o Corpus Crhisti de Matão - Vídeo produzido pela Digimagem em 2018:

Copyright © 2022 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.