Domingo, 31 de julho de 2022
Fala Matão

Mãe e dois filhos são libertados de cárcere privado após 17 anos no RJ

Filhos estavam tão desnutridos, que mesmo com 19 (menino) e 22 anos (menina), tinham aparência de crianças.

  • Redação
  • 15:34
  • Sexta-feira, 29 de julho de 2022
Fala Matão - Redação
Homem mantinha filhos amarrados em casa em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio - Foto: Reprodução

O homem preso por suspeita de manter uma mulher e dois adolescentes em cárcere privado usava som alto com frequência para abafar as vozes e gritos da família que ele manteve presa por 17 anos..

O relato foi confirmado por outro morador da região: “A gente passava muitas vezes aqui e o som alto. Ele tinha uma aparelhagem de som muito grande aí dentro, parece que para abafar a situação que estava acontecendo”.


Luiz Antonio Santos Silva foi preso por manter a família em cárcere privado - Foto: Reprodução

"Muita fome"
Outra testemunha disse que suspeitou da situação e tentou se aproximar das vítimas, chegando a oferecer comida. “As crianças ficavam presas, amarradas. Na quarta-feira, eu trouxe pão, mas a mulher contou que o Luiz viu e jogou fora, contou que ele queria bater nela, que achou ruim, e que eles não comeram nada”, disse Sebastião Gomes da Silva à reportagem.

Ainda segundo Sebastião, no dia da libertação, ele finalmente conseguiu alimentar uma das jovens e ficou emocionado com a reação dela. “A ‘bichinha’ pegou a banana e comeu com casca e tudo. Ela estava com muita fome”.

A Secretaria Municipal de Saúde se manifestou sobre o caso. De acordo com a pasta, as vítimas apresentam quadro de desidratação e desnutrição grave, e seguem sob os cuidados clínicos e acompanhamento dos serviços social e de saúde mental.


A mãe é socorrida com a filha no colo: jovem, que parece criança, tem 22 anos - Foto: Reprodução

O caso
A equipe policial localizou as vítimas em uma residência na Rua Leonel Rocha, no bairro Guaratiba na cidade de Rio de Janeiro, após receber uma denúncia anônima. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e o suspeito foi preso.

Em nota, a Polícia Civil informou ao Terra que, de acordo com a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Campo Grande, o caso foi apresentado na unidade por policiais militares. O autor foi autuado em flagrante pelos crimes de tortura, cárcere privado e maus-tratos. A investigação está em andamento.

Em entrevista para o jornal O Globo, o capitão William Oliveira, chefe do setor operacional do 27º BPM (Santa Cruz), afirmou que a situação do imóvel era precária.

"A situação foge da realidade. Difícil de compreender. Quando a guarnição entrou na casa, encontrou dois jovens amarrados pelos pés e sujos. Havia até fezes no local. Inicialmente, pensávamos que eram crianças, tal era o nível de desnutrição da moça e do rapaz", descreveu.

Segundo o capitão informou ao veículo, a mãe do casal de jovens também era mantida presa dentro de casa. O marido dela e pai das vítimas afirmou aos PMs que não fez nada errado.

"Ele nos disse que os filhos eram doentes mentais e precisavam estar presos. Quando conversamos com a senhora, ela nos disse que ela e os filhos não saiam de casa há 17 anos. Provavelmente, eles viviam sendo agredidos, mas isso será a Polícia Civil quem irá constatar. O ambiente da casa é um horror. Um imóvel simples, quase sem móveis, sujo e com mau cheiro. A gente que já pensa que viu de tudo nessa vida, nunca imagina que haja algo tão assustador", acrescentou.

Copyright © 2022 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.