Sexta-feira, 12 de agosto de 2022
Fala Matão

Prefeitura divulga programação cultural para o aniversário de 124 anos de Matão

Programação cultural acontece entre os dias 21 a 27 de agosto; encerramento receberá o Circuito Sesc de Artes. 

  • Redação
  • 10:10
  • Sexta-feira, 12 de agosto de 2022
Fala Matão - Redação
Circuito Sesc de Artes - Foto: divulgação

No dia 27 de Agosto, Matão comemora seus 124 anos e a Prefeitura de Matão prepara uma programação especial para toda a população matonense comemorar a data. Na semana do aniversário, entre 21 e 27 de Agosto, acontece a segunda edição do Festival de Artes de Matão - FESTA. Entre as atrações estão shows musicais, teatro, dança e intervenções artísticas. Todos os espetáculos serão gratuitos e contarão com a presença de artistas locais e convidados. O “FESTA” traz uma mescla de linguagens para todos os gostos, pelos quatro cantos da cidade e para toda gente se divertir e se sentir parte da festa.

A programação de aniversário é realizada pela Prefeitura de Matão, por meio do Departamento da Cultura, em parceria com a Cia. Labirinto de Teatro, Casa Pipa, Sesc e Amigos da Arte.

Além dos locais mais conhecidos como o Parque Ecológico, Casa da Cultura, Escolas e o “CEU das Artes”, simultaneamente, “novos” espaços serão explorados e receberão as diversas expressividades culturais, como a área externa da Estação Ferroviária de Matão, bairro de Silvânia, Lar São Vicente de Paulo e outros.

Assim como no 74º Corpus Christi de Matão, também será montado em frente ao lago do Parque Ecológico, o palco “Viva Cultura” que receberá as principais atrações de abertura e encerramento do evento.

Ainda no mesmo formato da festa religiosa, outros dois espaços serão montados próximo ao palco, no dia 21 de Agosto (abertura) e no dia 27 de Agosto (encerramento); um será a Feira de Artesanatos e o outros destinado às entidades assistenciais que participarão com a venda de alimentos e bebidas. Estarão presentes a Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer de Matão (APFCC); Associação Pai Nosso; Grupo dos Escoteiros de Matão; Lar São Vicente de Paulo / Vicentinos; Associação dos Deficientes Físicos de Matão (Adema); e ONG Amigos da Mulekada.

Confira a programação completa: 



Abertura: "Palco Viva Cultura" | Parque Ecológico", a partir das 16h
21 de Agosto

- Forró da Morada - Araraquara (livre)
A banda Forró da Morada apresenta um show com músicas autorais e releituras de obras marcantes da música nordestina e brasileira

-Homenagem a Zé Ramalho com César Marcatti - Matão (livre)
Integrante da Banda “A Mosca” traz uma apresentação musical com voz e violão para homenagear José Ramalho Neto, cantor e compositor brasileiro de Brejo do Cruz.

- Tributo Divas do Rock com o trio Vitrô D’Amélia – Matão (livre)
O show passa pelas décadas de 1960 à 2000 relembrando divas do Rock ‘N’ Roll que se destacaram pela atitude, estilo, talento e contribuição na história da música.

- Circuito SP - A Turma Tá Subindo (livre)
Carnaval é bloco na rua, frevo, maracatu, farra, suor, doideira, mela-mela e multidão em transe, mas antes de ser tudo disso, é uma coisa misteriosa que dá na gente e faz com que todo o resto aconteça. A turma tá subindo é o nome da nova música de Siba para o Carnaval que existe e acontece em quem vive e faz carnaval.

Teatro Infantil
22 de Agosto | 10h – EMEI “Profª Helena Lian”
23 de Agosto | 10h – EMEI “Profª Maria Amélia Ortiz Gandini”

Atenção, Respeitável Público! (livre)
“Damião e Cia”

As palhaças Brigite Margô e Begônia apresentam ao seu respeitável público esquetes cômicas baseadas na tradição brasileira circense de picadeiro. A consagrada dupla cômica “Branco e Augusto” serve como ponto de partida para as relações criadas entre as duas que, em meio a muitas confusões e trapalhadas, divertem e encantam espectadores de todas as idades.

Dança
22 de Agosto
Lar São Vicente de Paulo (Asilo) - 15h
Projeto Coração - 16h30

Gingando pela cidade (livre)
“Acasol”

Apresentação de capoeira angola estilo primitivo, capoeira contemporânea (Jogo de Benguela), acrobacias, coreografias de Maculelê (Dança de bastões afro-indígena), dança afro e roda de Coco de Umbigada. Músicas específicas de cada manifestação, realizada ao som dos instrumentos típicos; Berimbaus, pandeiros, atabaque, agogô.

Teatro
22 de Agosto
Casa da Cultura - 20h

Mais uma vez, seu aniversário - (indicação acima de 12 anos)
“Cia Esquecida de Teatro”

“Mais uma Vez, Seu Aniversário” é um convite aos espectadores para participarem de uma peça/festa surpresa de aniversário. O solo possui três pilares de inspiração: a observação da atriz sobre os portadores da Doença de Alzheimer realizada no Ambulatório de Neurologia do Hospital de Clínicas da UNICAMP, a convivência com seu avô, também acometido com a Demência; e a peça Cadeira de Balanço, de Samuel Beckett. A encenação mostra personagens que se de-compõem através do esquecimento e de rupturas de ações cotidianas que evidenciam a Demência através do corpo e do discurso afásico. Além disso, a peça instiga o esgotamento da linguagem, a solidão e os relapsos de memórias inventadas pelas personagens que se frustram na tentativa de reafirmar suas identidades numa luta contra o próprio esquecimento, se aproximando cada vez mais com o início de nossas vidas: a infância.

Literatura
23 de Agosto
IFSP - 14h

Roda de Conversa
Eduardo Waack e Nimuendaju Oliveira

Livro - “Os Povos Nativos - Um Mergulho no Brasil Profundo” (livre)

No livro “Os Povos Nativos” — um mergulho no Brasil profundo — uniu-se esforços para o público leitor escolar, sobre a situação dos indígenas no Brasil e o trabalho de preservação da natureza. Através da poesia, ilustrações e artes gráficas, apresenta-se um universo ancestral, épico, lúdico e sensorial que está ao nosso redor, contribuindo para a formação de nossa identidade enquanto nação.

Teatro Infantil
23 de Agosto
CEU das Artes - 16h30

Lola, a pomba tola – (livre)
Cia Labirinto de Teatro

Era de manhã quando o ovo de Lola, a tola, caiu no chão. Ela não imaginava o ocorrido pois ainda sentia as batidas do coração daquele que seria seu futuro filho. Passou dias quando se deu conta que seu ovo não estava no ninho, mas Lola insistiu ali ficar orque tinha sonho de seu ovinho pro ninho voltar... para depois voar.

Música
23 de Agosto
Estação Ferroviária de Matão - 20h

Yantó (livre)

Sozinho no palco, Yantó canta, dança, toca piano, dispara programações eletrônicas e cria loops de voz ao vivo. O artista revisita canções de sua discografia e dá pistas de seu próximo disco, atualmente em fase de produção.

Música
24 de Agosto
Casa da Cultura - 10h

Impressões (livre)
Nós Trio

Uma pianista, um violoncelista e um clarinetista contam as suas impressões através da música sobre o amor, família, Deus e a própria música em um concerto que reúne obras como "Tarde em Itapuã" de Toquinho e Vinícius, "Cinema Paradiso" de Ennio Morricone, "Oceano" de Djavan, "Saudades de Matão" e tantas outras.

Música
24 de Agosto
Bairro de Silvânia - 14h
Feira do Produtor Rural - 16h30

Homenagem ao Samba – (livre)
Batucada na Geral

“Homenagem ao samba” propõe apresentar ao público batucadas do samba raiz, tendo como influência a antiga Escola de Samba “Unidos da Vila Santa Cruz”, por meio de repertório autoral de Basílio Amarante junto ao grupo de batucada do CEU das Artes.

Teatro
24 de Agosto
Casa da Cultura - 20h

Sete Crianças Judias – (indicação acima de 14 anos)
Crua Cia de Teatro

Três mulheres querem falar. Elas convidam membros de sua comunidade para uma reunião, em que as mais importantes instruções serão ministradas: como falar com suas crianças sobre a guerra. Daquela porta para fora, alguns mundos desabam e as maiores atrocidades são cometidas. De um lado e do outro. E crianças também conseguem ouvir bombas. Então como explicar o conflito? Quais palavras usar? Com texto da consagrada dramaturga Caryl Churchill e direção de Vana Medeiros, a Crua Cia. de Teatro se debruça sobre o poder do discurso sobre a guerra, até examinar suas ramificações mais universais e contemporâneas, em que cada escolha tem o potencial de revelar as múltiplas camadas que o ódio ao outro pode conter.

Teatro Infantil
25 de Agosto
10h - EMEF Profª Helena Borsetti e Escola da Fazenda Tamanduá
26 de Agosto
10h - EMEF Benta Maria Ragassi Scutti

Ora Bolas, Clarinha e suas histórias – (livre)
Cia. Maria Emilia

Seguindo os caminhos das lendas e das histórias clássicas que tanto encantam as crianças e adultos de todas as idades, sem fugir da regra de que “quem conta um conto aumenta um ponto”, Clarinha chega para encantar os contos arredondando alguns pontos, fazendo-se entender com a magia de quem lê e de quem sabe ouvir histórias de várias épocas e de vários cantos do mundo.

Literatura
25 de Agosto
EE Jardim Buscardi - 14h

Roda de conversa
Livro: Qual sua responsa? Entre Versos e Identidade – Matão – (livre)
Jovens do Instituto Terroà

Livro com poesias autorias de jovens e educadores de projetos do Instituto Terroá, de diferentes municípios do Brasil: São Félix (BA), Matão (SP), Itapecirica da Serra (SP), Simões (PI), Betânia do Piauí (PI) e Curral Novo (PI), a partir de parceria com o Instituto Votorantim, por meio do Programa Cidadania, com as empresas Citrosuco, Votorantim Energia e Cimentos.

Performance
25 de Agosto
Parque Ecológico - 16h30

O espaço e seus encontros (livre)
Cia de Teatro Capim Limão

Duas atrizes que buscam a emotividade do movimento e que experimentam impressões e sensações através da ocupação e exploração do ambiente.

Música
25 de Agosto
Estação Ferroviária de Matão - 20h

Nossas Senhoras (indicação acima de 12 anos)
Catarina no sofá

O show “Nossas Senhoras” é um trabalho autoral inédito da Banda Catarina no Sofá, no qual música é base para transformar poesia em uma experiência imagética e sensorial para o público. Com direção e concepção visual de Felipe Casati, transita na música, teatro, dança e poesia sobre situações reais que mulheres vivem no dia a dia durante toda sua vida. Teodora, Carmen, Elza, Jaqueline, Herculano, Francisca e Maria compõem o disco e o show com suas histórias através da música. Uma experiência diferente para o público e uma investigação constante para os integrantes da banda.

Artes Visuais
26 de Agosto
Base Comunitária - 14h

Areiaografia - (livre)
Elio Floriano

Através de demonstrações o artista plástico matonense que é pioneiro na técnica de areia para confecção de tapetes na tradicional Festa de Corpus Christi, traz experiências sensoriais e efêmeras a serem partilhadas.

Performance
26 de Agosto
Praça da Matriz - 16h30

Encanteria – ( indicação acima de 12 anos)
Núcleo Experimenta de Butô

O que acontecerá com a cidade e seus habitantes quando forças avassaladoras emergirem da terra para enfim destruir todo o asfalto da civilização? Executado em espaços públicos, o trabalho evoca a poética dos encantados como ato de resistência e louvação a todos os seres, saberes e fazeres que são excluídos por projetos civilizatórios eurocentrados. Cinco dançarinos ofertam suas carnes para a presentificação de forças e formas que desejam amaldiçoar os inimigos, abençoar os amigos e despertar outros modos de existência. Dança e Música como estratégia potencializadora da vida, possibilitando que encantados e transeuntes celebrem juntos mais uma vez.

Teatro
26 de Agosto
Casa da Cultura - 20h

O Touro – História de Fantasma no Brasil Profundo
O Barong

O Touro" é uma kaidan, uma história de fantasmas. Uma narrativa não linear. Num vilarejo que beira uma vereda estranha, acontece uma tragédia familiar. Um acontecimento com um tal de um boi de chifre. Ele enfiou o chifre no buchinho do menino Miguel... Daí, que o pai matou o touro e, na sequência, se matou. A mãe morreu em seguida... Morreu a família toda, e, agora, a Terra está amaldiçoada. Toda noite o boi está lá perto de uma árvore no topo do morro. O berrante toca e descem os fantasmas.

Encerramento: "Palco Viva Cultura" | Parque Ecológico, a partir das 16h
27 de Agosto - Circuito Sesc de Artes

- Artes visuais e tecnologias - “A roupa do rei Adinkra” - com Adriana Amaral, Mafuane Oliveira, Jhow Carvalho, Joice Jane Teixeira e Roberto Santos

- Cinema - “Gambiarras para cinema e vídeo – Improvisando cenas”, com Bodoque coletivo de cinema

- Circo - “Rústico” – com CIA. Barnabô (SP)

- Dança - “Elo” – com T.F CIA DE DANÇA

- Literatura - “Que língua é essa?” - com NÚCLEO PÉ DE ZAMBA (SP)

- Música - “Nega Duda canta Clementina de Jesus” – com Nega Duda (BA)

- Literatura - “Splish Splash Splush e Tchibum: mergulho na leitura” com Coletivo Lê (SP)

https://circuito.sescsp.org.br/cidades/matao/

Galeria de fotos

Copyright © 2022 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.