Quinta-feira, 08 de setembro de 2022
Fala Matão

VÍDEO - Enfermeiros de Matão realizam manifestação em protesto contra decisão do ministro Barroso

Enfermeiros reivindicam o cumprimento da Lei, que cria o piso nacional da enfermagem. Ministro do STF suspendeu a exigência da Lei.

  • Alex Gasoni
  • 18:52
  • Segunda feira, 05 de setembro de 2022
Fala Matão - Alex Gasoni
Imagem: Bruno Bergamin
Na tarde de segunda-feira (5), enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem de Matão-SP realizaram uma manifestação silenciosa em protesto contra a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, que suspendeu a lei que garante o piso salarial da categoria, que passaria a vale já neste mês de setembro. Caso a decisão seja revertida, os valores terão que serem pagos de forma retroativa. 

O grupo se reuniu às 18h em frente a portaria de do Hospital Carlos Fernando Malzoni, na Rua Sete de Setembro, vestidos de preto e exibindo cartazes com frases de protesto. Os profissionais que estão de plantão continuaram trabalhando.

A categoria reivindica o cumprimento da Lei nº 14.314/2022, que cria o piso nacional da enfermagem de R$ 4.750, aprovado pela Câmara, Senado e sancionado pelo presidente.

A suspensão partiu de ação apresentada pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde), que defende que o piso é insustentável. Diante dos dados apresentados na ação, o magistrado avaliou que há risco concreto de piora na prestação do serviço de saúde, principalmente nos hospitais públicos, Santas Casas e hospitais ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Saiba mais!
 
Segundo os conselhos de enfermagem, todos os estudos de impactos orçamentários foram devidamente apresentados e debatidos com todos os entes da União, estados e municípios, junto ao Congresso Nacional, com análise técnica.
 
Às 19h, os manifestantes seguirão até a Câmara Municipal e retornarão às 20h para finalização da manifestação.

"Na Covid-19 fomos considerados heróis, mas hoje para o STF somos uma ameaça para a Saúde", diz um dos cartazes da manifestação.
 
O Portal Fala Matão se solidariza com a classe de enfermeiros e repudia a decisão liminar no ministro Barroso.
 
Veja a manifestação em Matão!
Imagem: Bruno Bergamin
Copyright © 2022 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.