Domingo, 30 de outubro de 2022
Fala Matão

Tem Bolsonaro x Lula, hoje (28) na TV Globo. Veja as estratégias de cada candidato

Debate tem início às 21h30.

  • Redação
  • 09:25
  • Sexta-feira, 28 de outubro de 2022
Fala Matão - Redação
Foto: TV Globo

Confirmado! Hoje à noite Bolsonaro e Lula estarão frente a frente no debate da TV Globo, a última oportunidade para os indecisos escolherem em quem votar no domingo, 30. E as estratégias dos candidatos à presidência estão prontas.

Bolsonaro vai insistir na questão da corrupção e vai tentar encurralar Lula.

E pode tentar associar um suposto favorecimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao PT e à candidatura de Lula após os ministros rejeitarem a denúncia de desequilíbrio em inserções de rádio a favor do petista. Mas esse assunto divide a campanha e boa parte prefere focar em temas com maior potencial de virar votos.

O candidato do PL também vai tentar convencer o eleitor de que aumentará o salário mínimo e as aposentadorias acima da inflação e que vai manter o auxílio Brasil.

O presidente vai para o tudo ou nada e deve ser mais incisivo para constranger o petista, sem necessariamente ser agressivo ou gritar. 

Estratégias de Lula

O candidato do PT também corre atrás dos votos de pessoas que votaram nulo e em branco. Mesmo com a vantagem de 6 milhões de votos no primeiro turno sobre Bolsonaro, Lula sabe que mais do que manter essa margem de segurança, precisa crescer ainda mais, pois no 2º turno é praticamente outra eleição.

Para isso, além da questão das vacinas, de acusações contra a família Bolsonaro, da falta de aumento real para o salário mínimo. Lula vai insistir que Bolsonaro não quis manter os 600 reais do auxílio Brasil para o ano que vem.

E deverá explorar o caso Roberto Jefferson, que foi preso após atacar agentes da Polícia Federal com tiros de fuzil e granada no Rio de Janeiro, tentando aliar sua imagem com a do presidente.

Lula também deverá aproveitar a visibilidade que terá no debate da Globo para mostrar que seu programa de governo para o Brasil é melhor do que o de Bolsonaro, em termos sociais, econômicos, de relações internacionais e para proteção da Amazônia e da questão do clima.

Lula vai preparado para não se exaltar diante dos ataques que vai receber, o que não ocorreu nos outros debates, mas também pretende responder ofensas à altura e pedir direitos de resposta cada vez que for insultado ou caluniado.

Como será o debate

O debate da TV Globo desta sexta, 28, começa às 21h30.

Dos cinco blocos, o primeiro e o terceiro serão de temas livres, com duração de 30 minutos.

Cada candidato terá 15 minutos e deverá administrar seu tempo entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas, como foi o da Band.

Sem idolatria

Entre ataque e agressões, o importante é ficar atento. Assistir ao debate com olhos abertos e sem idolatria, sem paixões, para poder entender melhor o que cada candidato pretende fazer pelo Brasil nos próximos quatro anos. O que realmente podemos esperar deles.

Afinal, não de trata de um jogo de futebol, mas o futuro da nossa nação e do nosso povo, que precisa de comida, emprego, educação, saúde e paz para tocar a vida da melhor maneira possível.

Copyright © 2022 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.