Terça-feira, 08 de novembro de 2022
Fala Matão

Jornalista de Araraquara é agredido por equipe da Ferroviária

Equipe técnica da Ferroviária cercou o jornalista, empurrou, ameaçou e apagou imagens de seu celular 

  • Alex Gasoni
  • 14:27
  • Segunda feira, 07 de novembro de 2022
Fala Matão - Alex Gasoni

O jornalista Chico Lourenço, do Jornal da Morada, de Araraquara, foi agredido por integrantes da equipe de futebol feminino da Ferroviária, na sexta-feira (4).

O fato aconteceu quando o jornalista estava registrando à distância o atendimento do SAMU à atleta da Ferroviária, Esther Martins dos Santos. Posteriormente ao ocorrido e registro dos fatos, foi emitido uma nota à imprensa por parte da Ferroviária, relatando o falecimento da adolescente no hospital da cidade, após sofrer um mal súbito.

Chico Lourenço, profissional gabaritado e conhecido na cidade de Araraquara, principalmente por exercer a profissão dentro das regras estabelecidas por Lei, foi cercado por integrantes da equipe da Ferroviária, ameaçado, empurrado, teve seu celular arrancado de suas mãos de forma abrupta e imagens e vídeos apagados sem autorização.

O fato foi registrado por outros jornalistas e populares que acompanhavam o ocorrido.

Diante da situação vexatória e ilegal, o jornalista foi até uma delegacia de polícia, mostrou o vídeo para a autoridade de plantão, explicou o ocorrido, inclusive que teve imagens de seu celular apagadas sem autorização, mas o delegado não realizou o registro de ocorrência, alegando que não houve crime.
  
O Portal Fala Matão se solidariza com profissional e amigo Chico Lourenço. O cerceamento do trabalho jornalístico é inconstitucional. O profissional tem o direito de realizar o registro da ocorrência. Posteriormente, cabe ao profissional a análise técnica sobre o que será publicado, se for publicado, em relação às imagens, vídeos e informações obtidas durante a apuração dos fatos. 

Primeiro existe o registro dos fatos, posteriormente a apuração dos fatos e o que será ou não divulgado. Caso algum profissional publique algo que viole os direitos de outra pessoa, ele responderá na justiça como qualquer outro cidadão. Por isso, nenhum jornalista deve ser censurado antes dos fatos serem apurados.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Federacão Nacional dos Jornalistas (Fenaj) publicaram um comunicado em suas redes sociais prestando solidariedade ao jornalista Chico Lourenço.

Veja o vídeo:


Jornalista Chico Lourenço, integrando da equipe do Jornal da Morada - Rádio Morada do Sol de Araraquara/SP

Copyright © 2022 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.