Quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023
Fala Matão

Pesquisa inédita: imunidade após infecção pelo coronavírus é tão duradoura quanto a vacinação

Infecção pelo coronavírus oferece proteção de 88% ou mais nos meses seguintes, segundo estudo com 60 pesquisas compiladas, incluindo a variante Ômicron. Mas os cientistas advertem que é muito arriscado sofrer com a doença.

  • Alex Gasoni
  • 16:27
  • Sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023
Fala Matão - Alex Gasoni
Foto: Tony Winston/MS

De acordo com um estudo publicado nesta sexta-feira (17), a imunidade adquirida após a infecção pelo coronavírus oferece uma proteção tão eficaz contra a Covid-19 quanto a imunidade conferida pela vacinação. O estudo publicado na revista The Lancet, é um dos mais extensos já realizados sobre o tema e compila quase 60 estudos preexistentes, que levam em consideração a variante Ômicron, descoberta no final de 2021. 

Embora a proteção oferecida pela infecção diminua com o tempo, ela parece ser duradoura e igual ou superior a 88%. A comparação foi feita com as vacinas de RNA mensageiro da Pfizer/BioNTech e da Moderna, que são as principais utilizadas em muitos países ocidentais.

Embora muitos estudos já tenham tentado comparar os riscos de reinfecção entre pessoas vacinadas e infectadas, este estudo oferece uma visão mais precisa do que é possível esperar do desenvolvimento de uma imunidade "híbrida" na população, pois cada vez mais pessoas estão vacinadas e contraíram o vírus pelo menos uma vez. Os resultados sugerem que as futuras ondas de Covid resultarão em níveis reduzidos de hospitalização.

No entanto, os resultados não significam que seja indiferente ser vacinado ou infectado para adquirir uma primeira imunidade. A vacinação continua sendo a maneira mais segura de adquirir imunidade, especialmente para pessoas idosas, que correm um risco maior de sofrer a doença.

Copyright © 2023 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.