Quarta-feira, 22 de março de 2023
Fala Matão

Três projetos de lei relacionados à educação são aprovados na Câmara de Matão

Material bibliográfico sobre a denominação da escola municipal, Programa Merenda nas férias escolares e Programa Composteiras nas escolas são os três projetos do vereador Paulo Bernardi que foram aprovados. 

  • Redação
  • 14:28
  • Terça-feira, 21 de março de 2023
Fala Matão - Redação

Foram aprovados, na 6ª Sessão Ordinária, três Projetos de Lei (PL) de autoria do vereador Paulo Bernardi, voltados à área da Educação. Dentre os PL’s estão: a implantação do Programa Merenda nas Férias Escolares para os alunos matriculados na rede pública municipal de ensino; o Programa de Implantação de Composteiras nas escolas da rede pública municipal; e a entrega aos alunos da rede de ensino municipal, na primeira semana de aula de cada ciclo, da síntese biográfica da pessoa cujo nome denomina o estabelecimento de ensino e dá outras providências.

O vereador Paulo Bernardi comentou sobre os seus três projetos aprovados por unanimidade. “Ao mesmo tempo em que pensamos na Matão do futuro, não podemos esquecer do passado e do presente. O projeto das composteiras cuida do meio ambiente e prepara as futuras gerações para pensar mais em nossa cidade, pois 60% do lixo doméstico poderia ser compostado. Isso gera uma enorme economia de coleta, transporte e aterramento do lixo, uma melhor qualidade de vida e a circulação da economia. E além desse projeto, também estaremos iniciando o programa Escola Sustentável, que tem a mesma intenção. É do presente para o futuro. A outra iniciativa é para agora. Fornecer merenda escolar aos alunos das escolas municipais durante as férias ou fornecer ticket alimentação, com regras rígidas de presença escolar de 85%. Não é segredo que algumas crianças vão à escola por causa da merenda escolar e não é demais que elas continuem sendo alimentadas nas férias. É o presente para o presente, com vistas ao futuro. E, finalmente, um projeto que visa tornar conhecido da criança o patrono de sua unidade escolar. No passado, a pessoa que foi distinguida como patrono(a) de uma escola, teve sua vida e seu trabalho justamente reconhecido. Entendo ser justo que a criança saiba o que fez o patrono(a) de sua escola e que, inclusive, pesquise sobre as boas ações que levaram seu nome a ser escolhido. É o presente voltando os olhos para o passado” disse Paulo Bernardi.

Projeto de Lei Nº 029/2023 - Material bibliográfico sobre a denominação da escola municipal
O Projeto tem como objetivo a entrega, através da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Matão, o material bibliográfico que relate as atividades e a história dos patronos que dão o nome às escolas municipais, tendo em vista a necessidade de a comunidade escolar e os demais cidadãos conhecerem a história desses homenageados.

Projeto de Lei Nº 027/2023 - Programa Merenda nas férias escolares
O Programa Merenda nas férias escolares tem como escopo garantir às crianças, aos adolescentes e aos jovens o direito à alimentação adequada mesmo nos períodos de férias escolares, sejam elas na metade do ano letivo ou no final de ano. O foco é que haja políticas públicas para este público em situação de vulnerabilidade social que não possuem, nos períodos de férias escolares, renda para garantir a sua alimentação, resguardando estes cidadãos da dor da fome e afastando-os da violência.

Projeto de Lei Nº 010/2023 - Programa Composteiras nas escolas
O programa é uma alternativa sustentável para a reciclagem de materiais que consiste na decomposição da matéria orgânica através da ação de agentes biológicos microbianos. A conscientização da importância de reduzir e transformar o lixo orgânico deve começar desde a infância, além de ajudar o planeta, o hábito é uma verdadeira aula prática de ciências dentro da escola. As ações e mudanças inseridas ao meio ambiente com a implantação do programa de composteiras orgânicas nas escolas, além de trazer mais biodiversidades aos espaços escolares, poderão servir como modelo de um verdadeiro laboratório de estudo, o que acarretará grandes benefícios para as escolas em decorrência do aprendizado sobre a temática de meio ambiente, onde os estudantes poderão desenvolver conhecimento sobre os aspectos da compostagem, reciclagem e produção de alimentos utilizados na própria merenda. Depois do processo, ele pode ser usado para ajudar a nutrir jardins, hortas ou qualquer outra planta, além de evitar o uso de produtos químicos, a fim de auxiliar na diminuição do lixo no meio ambiente.

Copyright © 2023 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.