Sábado, 06 de maio de 2023
Fala Matão

OMS declara encerrado, após 3 anos, o estado de emergência da pandemia de Covid

Desde 30 de janeiro de 2020, o mais alto nível de alerta esteve em vigor. Covid matou quase 7 milhões de pessoas em todo o mundo.

  • Redação
  • 13:17
  • Sexta-feira, 05 de maio de 2023
Fala Matão - Redação
Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou nesta sexta-feira (5/5) que a Covid-19 não é mais considerada uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). A mudança na classificação da pandemia ocorreu após a 15ª Reunião do Comitê de Emergência para Covid-19, que se reúne periodicamente desde janeiro de 2020 para analisar os dados da pandemia e determinar quando reduzir o nível de preocupação em relação ao coronavírus.

Tedros aceitou o conselho do comitê e declarou o fim da Covid-19 como emergência global de saúde, embora o vírus continue circulando e infectando pessoas em todo o mundo. Tedros ressaltou que a decisão não significa que a pandemia chegou ao fim.

A Covid-19 havia sido declarada uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional em 30 de janeiro de 2020, quando havia menos de 100 casos relatados fora da China e nenhuma morte. Desde então, a pandemia afetou milhões de pessoas em todo o mundo, com mais de 765 milhões de casos e 6.921.614 mortes registradas até o momento, incluindo mais de 700 mil óbitos no Brasil.

Copyright © 2023 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.