Sexta-feira, 02 de junho de 2023
Fala Matão

Lula indica Zanin oficialmente ao STF e nome vai para o Senado

Decisão sobre Cristiano Zanin ocupar vaga de Ricardo Lewandowski foi publicada nesta quinta-feira (1ª/6) no DOU

  • Redação
  • 19:07
  • Quinta-feira, 01 de junho de 2023
Fala Matão - Redação
O advogado Cristiano Zanin Martins, indicado por Lula para ocupar uma cadeira no STF - Foto: Moacyr Lopes Junior/Folhapress

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou ao Senado Federal a indicação de Cristiano Zanin, seu advogado pessoal, para ocupar uma vaga de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF). O comunicado oficial foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de hoje, 1º de junho.

Anteriormente, Lula confirmou sua decisão, afirmando: "Acredito que todos esperavam que eu indicasse Zanin", em resposta a questionamentos de jornalistas durante um evento no Palácio Itamaraty. Ele acrescentou: "Não apenas pelo papel que desempenhou em minha defesa, mas também porque acredito que ele se tornará um excelente ministro da Suprema Corte. Conheço suas qualidades como advogado, como chefe de família e sua formação. Se for aprovado pelo Senado, tenho certeza de que ele será um ministro excepcional, e acredito que o Brasil se orgulhará de tê-lo na Suprema Corte".

Lula escolheu Zanin para ocupar a vaga deixada por Ricardo Lewandowski, que se aposentou em 11 de abril deste ano. Lewandowski era conhecido por suas posições garantistas no campo penal, e com a indicação de Zanin, o presidente pretende manter a correlação de forças na Corte, especialmente na era pós-Operação Lava Jato.

 

Copyright © 2023 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.