Sábado, 29 de julho de 2023
Fala Matão

Apreensão de cocaína pela PF em Matão (SP) aumenta para mais de 500 quilos

Polícia Federal, Força Aérea Brasileira e Polícia Militar uniram esforços para interceptar avião com entorpecentes em trajeto do Paraguai a Matão (SP).

  • Alex Gasoni
  • 11:40
  • Sexta-feira, 28 de julho de 2023
Fala Matão - Alex Gasoni
Foto: divulgação / FAB

O peso da droga apreendida durante a operação da Polícia Federal em conjunto com a Força Aérea Brasileira e Polícia Militar foi atualizado. Inicialmente, estimava-se que a carga de cocaína transportada na aeronave totalizava cerca de 400 quilos. No entanto, após a apreensão e a realização de perícia, verificou-se que a quantidade exata de entorpecente interceptada foi de 503 quilos, revelando um aumento significativo em relação à estimativa inicial.


Foto: Alex Gasoni / Fala Matão 

Interceptação da carga de cocaína:

Na manhã da última quarta-feira (26/07/2023), a Polícia Federal, em conjunto com o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e o Grupo Especial de Fronteira (GREFON/MT), com o apoio da Polícia Militar, logrou êxito em interceptar uma carga de 503 quilos de cocaína.

A droga estava sendo transportada em um avião bimotor modelo Beechcraft Baron 58, proveniente do Paraguai e com destino à região de Matão/SP.

Monitoramento prévio da aeronave:

Antes de ser interceptada pela Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave suspeita passou por um monitoramento de três dias realizado pela Polícia Federal.

Durante as investigações, foi constatado que o bimotor Beechcraft Baron 58 tinha o hábito de repetir o mesmo trajeto. Ele partia da região de Dourados (MS) em direção ao Paraguai e, posteriormente, retornava ao interior de São Paulo, na região de Matão (SP).

Ação da Força Aérea Brasileira (FAB) e Polícia Militar:

A operação contou com o uso de um caça da FAB, além de helicópteros e viaturas terrestres da Polícia Militar e da Polícia Federal.

O piloto da aeronave, após a interceptação pelo caça, pousou em uma pista de terra próxima à Rodovia Brigadeiro Faria Lima, entre Matão e Dobrada, abandonando o avião e fugindo pela mata.

Os ocupantes da aeronave, piloto e um acompanhante, são considerados foragidos.

Descoberta de combustível

Durante a ação, além da droga, dois galões grandes (bombonas plásticas) com aproximadamente 100 litros de combustível foram apreendidos nas proximidades do local de pouso do avião.

Procedimentos legais após a apreensão:

Tanto a cocaína quanto o avião apreendido foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal em Araraquara/SP após a realização de perícia para os procedimentos de Polícia Judiciária.

Uso de tiros de advertência:

Durante a operação, os pilotos dos caças A-29 Super Tucano da FAB efetuaram tiros de advertência após o piloto da aeronave carregada com a droga ter desrespeitado a ordem de parada/pouso.

A destruição da aeronave por meio de tiros é considerada como último recurso e só é utilizada em situações extremas, após tentativas de parada malsucedidas.

Veja o vídeo com imagens do Portal Fala Matão do momento da apreensão das drogas e da aeronave

Copyright © 2023 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.