Segunda feira, 11 de setembro de 2023
Fala Matão

Há 201 anos, o Brasil conquistava sua Independência de Portugal

Uma retrospectiva de 201 anos de liberdade e soberania.

  • Redação
  • 15:32
  • Quinta-feira, 07 de setembro de 2023
Fala Matão - Redação

Hoje, o Brasil comemora um momento histórico: a independência do país, que aconteceu há exatos 201 anos. É um dia de festa, onde celebramos a coragem e a determinação dos brasileiros que lutaram por sua liberdade.

O que foi a Independência?

Há muitos anos atrás, o Brasil era uma colônia de Portugal. Isso significa que os brasileiros não tinham o direito de tomar suas próprias decisões, e tudo era controlado pelos portugueses. Mas os brasileiros estavam cansados disso e queriam ser livres.

O Grito do Ipiranga

O momento mais famoso da independência aconteceu às margens do rio Ipiranga, em São Paulo, no dia 7 de setembro de 1822. Dom Pedro I, que era o príncipe regente na época, deu um grito de liberdade, dizendo "Independência ou Morte!" Isso marcou o início da luta pela independência do Brasil.

A Luta Pela Independência

A luta não foi fácil. Muitos brasileiros enfrentaram batalhas e desafios para garantir a independência. Eles se uniram e mostraram que estavam dispostos a lutar pela sua pátria.

O Brasil se Torna um País Livre

Depois de muitos esforços e lutas, o Brasil finalmente conquistou sua independência de Portugal em 1822. Dom Pedro I se tornou o primeiro imperador do Brasil, e o país começou a trilhar seu próprio caminho.

O que aconteceu depois da Independência?

Os primeiros países a reconhecerem independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Logo, Portugal exigiu o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia.

Dessa forma, sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra. Foi o início da história de nossa dívida externa.

Por que é Importante?

A Independência do Brasil é importante porque marcou o início da nossa história como um país livre e independente. Agora, os brasileiros tinham o poder de tomar suas próprias decisões e construir o futuro da nação.

Como Celebramos Hoje?

Hoje em dia, celebramos a Independência do Brasil com desfiles, festas e eventos especiais. É um dia para lembrarmos da nossa história e honrarmos aqueles que lutaram pela nossa liberdade.

Copyright © 2023 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.