Sexta-feira, 24 de novembro de 2023
Fala Matão

Mural Monumento à Comunidade Negra recebe sete novos painéis fotográficos

Homenagem póstuma aconteceu no sábado (18).

  • Redação
  • 17:01
  • Quarta-feira, 22 de novembro de 2023
Fala Matão - Redação
Foto: Natali Galvão

Na manhã do último dia 18 de novembro, oito pessoas receberam uma homenagem póstuma no 'Mural Monumento à Comunidade Negra de Matão', patrimônio histórico e cultural do município localizado na Via Narciso Baldan (Vila Santa Cruz).
O espaço, que simboliza o reconhecimento e a valorização da história e da contribuição da população negra matonense, foi restaurado e recebeu sete novos painéis fotográficos que se juntaram aos nove que já existiam no local.

Os novos retratos são de Arlinda Jesus Veríssimo (Dona Arlinda), Geralda de Freitas (Mãe Gê), Geraldo Magdalena, João Ramos, Luis Gonzaga Galvão (Bonga), Paulo Roberto Martins e do casal Cândida e Sebastião Jacinto.

A homenagem foi realizada pela Comunidade Negra de Matão com o apoio do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de São Paulo (CPDCN) e da Prefeitura Municipal de Matão.



Sobre o mural
O mural foi criado em 2017 por iniciativa do pesquisador, historiador e ativista da Comunidade Negra de Matão, João Bento (Cucão). No local já foram homenageados representantes das famílias Sales, Santos e Jacinto, que tiveram suas imagens grafitadas em 2017 pelo artista Kadinael Silva.

Também já foram homenageados: Paulo Fortunato, Maria Aparecida Sbrissa (Didinha), José Figueira, Alexandrina Alves, Divino de Paula (Divinão), José Figueira, Octacílio David (Octacilião), Maria Chrysóstomo (Maria Lavageira), Sebastiana de Carvalho (Tiana) e Ivone Gabriel, todos com painéis fotográficos.

O mural foi tombado como patrimônio histórico e cultural do município após a Câmara Municipal de Matão aprovar, no último dia 7 de novembro, o Projeto de Lei nº 186/2023, de autoria do vereador Paulo Bernardi, e na sequência o prefeito Cido Ferrari promulgar a Lei nº 5.897, de 8 de novembro de 2023.

Depoimentos
Durante a cerimônia realizada na praça Waldemar Primo Pinotti, onde o mural está localizado, autoridades do município e do estado de São Paulo discursaram aos familiares e amigos dos homenageados. Confira os depoimentos a seguir:

"Muitas pessoas já me procuraram para pedir homenagens. A fila está grande e como não cabem todos no mural, em breve criaremos mais um espaço. Aguardem", disse o pesquisador, historiador e ativista da Comunidade Negra de Matão, João Bento (Cucão).

"Quando fazemos esse tipo de homenagem nós reverenciamos nossos antepassados, agradecendo a eles por tudo que passaram para que nós estivéssemos aqui hoje", afirmou a vice-presidente do CPDCN, Maria Aparecida de Souza Costa Silva.

"Estou aqui representando o prefeito Cido Ferrari. Nós negros fazemos parte da história de Matão e o prefeito tem nos apoiado nas nossas reivindicações", disse o gerente de Difusão Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Elio Floriano.

"Estamos resgatando a história de pessoas negras que contribuíram para a história da cidade", afirmou a secretária-geral e presidente do Comitê Gestor do Fórum Inter-Religioso da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Vânia Soares.

"Nesse mural não estão refletidas todas as pessoas que deveriam ter suas fotografias nele. Foram escolhidas algumas e futuramente serão escolhidas outras. Não existe a história de Matão sem a população negra", enfatizou o vereador Paulo Bernardi.

Ele também citou os projetos de sua autoria em prol da comunidade negra, dentre eles a reativação do prédio do Clube Henrique Dias. "Há uma demanda judicial que estamos tentando resolver, mas o prefeito Cido Ferrari já disse que fará o possível para fazer um centro de tradições da cultura negra naquele local", concluiu o vereador.

Por Natali Galvão

Fotos: Natali Galvão

Galeria de fotos

Copyright © 2023 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.