Terça-feira, 02 de janeiro de 2024
Fala Matão

Novas instalações em Bueno de Andrada não são radares

Prefeitura de Araraquara emitiu comunicado afirmando que as novas instalações tratam-se de câmeras de monitoramento com tecnologia de inteligência artificial.

  • Redação
  • 12:24
  • Quarta-feira, 27 de dezembro de 2023
Fala Matão - Redação

A Prefeitura de Araraquara desmentiu recentemente as informações veiculadas na internet sobre a instalação de novos radares no distrito de Bueno de Andrada. Em comunicado emitido pela Secretaria de Cooperação de Segurança Pública, esclareceu-se que as câmeras de segurança recentemente implantadas fazem parte do novo sistema de videomonitoramento da cidade.

Contrariando especulações, essas câmeras não são utilizadas para controle de velocidade, função que continua a cargo dos radares de velocidade. O propósito desses novos equipamentos é atuar como suporte na fiscalização do tráfego, integrando o amplo sistema de monitoramento que se expandiu consideravelmente.

O projeto de modernização do sistema de videomonitoramento substituiu as câmeras convencionais por tecnologia de inteligência artificial, aumentando sua quantidade de 38 para 140 em toda a extensão da cidade. A atualização incluiu também a renovação da central de monitoramento, agora denominada Centro de Operações e Inteligência (COI), além da instalação de totens de comunicação e monitoramento em pontos estratégicos.

Com um investimento total de R$ 1.8 milhão, o objetivo principal foi intensificar a vigilância e o controle das vias públicas, áreas de grande fluxo de pessoas e centros comerciais, especialmente nas principais entradas e saídas do município.

Uma das vantagens do novo sistema é a capacidade de armazenamento em nuvem, localmente e em NVR (Network Video Recorder), permitindo o arquivamento das imagens conforme os prazos estabelecidos em lei.

Entretanto, as câmeras podem auxiliar em outros tipos de infração de trânsito, como por exemplo: uso de celular ao volante, acidentes ou falta do uso de cinto de segurança. Para ter validade, o local precisa estar sinalizado, alertando os motoristas.

Copyright © 2024 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.