Quarta-feira, 24 de janeiro de 2024
Fala Matão

Criança picada por escorpião é internada em estado grave em Matão

Vítima foi picada no quintal de sua residência na Vila Santa Cruz.

  • Jane
  • 18:52
  • Terça-feira, 23 de janeiro de 2024
Fala Matão - Jane

Uma criança de três anos foi internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Carlos Fernando Malzoni, na noite de segunda-feira (22) após ser picada por um escorpião no bairro Vila Santa Cruz, em Matão.

A genitora do garoto relatou à EPTV, emissora afiliada da TV Globo, que o incidente ocorreu enquanto ele brincava com seu irmão mais novo e outros dois pequenos no quintal da residência onde estão atualmente. Segundo ela, não é a primeira vez que acidentes com escorpiões ocorrem na região.

Ela acrescentou: "Nos fundos de nossa residência, há uma construção que se assemelha a uma chácara, onde a vegetação atinge a altura de uma pessoa. Infelizmente, não realizam a devida limpeza nem dedetização, permitindo que os escorpiões adentrem pela tubulação, telhado, e estamos sem saber como lidar com a situação."

A criança segue internada. 

Em casos de picadas de escorpião, tome as seguintes medidas imediatas:

Busque Assistência Médica Urgente:
Encaminhe a vítima para o pronto-socorro mais próximo.

Lave o Local da Picada:
Limpe a área afetada com água e sabão.

Imobilize a Área se Possível:
Tente imobilizar a área picada para reduzir a disseminação do veneno.

Não Automedique:
Evite aplicar substâncias desconhecidas no local da picada e não use torniquetes.

Observe e Relate os Sintomas:
Esteja atento aos sintomas e comunique-os à equipe médica.

Para prevenir a presença de escorpiões em sua residência, considere as seguintes dicas:

Limpeza Regular: Mantenha a casa limpa e livre de entulhos. Remova acúmulos de papel, caixas e outros objetos que possam servir como esconderijos.

Vedação de Frestas: Certifique-se de que portas e janelas estejam bem vedadas, evitando a entrada de escorpiões. Tampe frestas e buracos nas paredes.

Telas em Ralos: Instale telas em ralos para impedir a entrada desses aracnídeos pela tubulação.

Manutenção do Jardim: Mantenha o jardim sempre cuidado. Corte a grama regularmente e elimine folhas secas, evitando áreas propícias para a proliferação de escorpiões.

Eliminação de Fontes de Alimentação: Reduza a presença de insetos, que servem como fonte de alimento para escorpiões.

Iluminação Adequada: Mantenha ambientes externos bem iluminados durante a noite, pois escorpiões são noturnos e preferem locais escuros.

Evite Acúmulo de Materiais de Construção: Evite armazenar excesso de materiais de construção, madeira e outros itens que possam se tornar abrigos para escorpiões.

Manutenção de Áreas Externas: Elimine possíveis esconderijos nos arredores da casa, como pilhas de pedras, tijolos ou lenha.

Inspeção Regular: Realize inspeções regulares na casa, especialmente em locais menos frequentados, como sótãos e porões.

Contratação de Serviços Profissionais: Em áreas propensas a infestações, considere contratar serviços profissionais de controle de pragas para aplicar medidas preventivas.

Ao seguir essas dicas, você pode reduzir significativamente o risco de infestação por escorpiões em sua residência.

Copyright © 2024 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.