Segunda feira, 11 de março de 2024
Fala Matão

Tribunal de Justiça de São Paulo nega pedido de suspensão de afastamento do prefeito de Taquaritinga

Ministério Público aponta inconsistências financeiras na gestão do prefeito de Taquaritinga, Vanderlei Marsico. 

  • Redação
  • 09:36
  • Quinta-feira, 07 de março de 2024
Fala Matão - Redação
Prefeito de Taquaritinga e proprietário da Rádio Canal 1, Vanderlei Marsico - Foto: reprodução

Nesta quarta-feira (6), o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo rejeitou o pedido da defesa de Vanderlei José Marsico, prefeito de Taquaritinga (SP), para suspender seu afastamento do cargo durante o julgamento de um recurso interposto. O prefeito e o secretário da Fazenda do município, Carlos Fernando Montanholi, foram afastados de suas funções desde o dia 26 de fevereiro, após decisão da juíza Taiana Horta de Pádua Prado.

O advogado Marcelo José Vanin, representante legal do prefeito, havia entrado com um agravo de instrumento na segunda-feira (4), solicitando a suspensão da medida enquanto o processo é julgado. No entanto, o juiz Paulo Galizia, da 2ª Vara de Taquaritinga, decidiu manter o afastamento de Marsico e Montanholi de seus respectivos cargos.

Desde então, Luiz Fernando Coelho da Rocha, vice-prefeito da cidade, assumiu a função de Chefe do Executivo, enquanto a Secretaria da Fazenda está temporariamente sob a gestão de Agnaldo Garcia, secretário-adjunto do governo municipal.

A decisão do Tribunal de Justiça representa mais um capítulo na saga envolvendo Marsico e Montanholi, que foram denunciados pelo Ministério Público por improbidade administrativa e danos graves ao erário, alegadamente ocorridos desde 2017, primeiro ano do mandato do prefeito.

Segundo o MP, as investigações indicam inconsistências nos valores divulgados pela prefeitura em 2022, onde o saldo contábil diferia consideravelmente dos valores registrados nos extratos bancários, gerando um déficit financeiro significativo. O MP também aponta para diversos problemas enfrentados pelo município nos últimos anos, incluindo obras paralisadas, atrasos nos pagamentos de encargos sociais e precatórios, bem como falhas na gestão relacionada à pandemia de COVID-19.

De acordo com as investigações, enquanto a prefeitura divulgava um saldo contábil de R$ 77.807.423,36 em 2022, os extratos bancários demonstraram apenas R$ 5.983.729,90. Esta diferença significativa, segundo o MP, representa 30,55% a menos da receita corrente líquida do município, evidenciando possíveis irregularidades na gestão financeira.

Por outro lado, a defesa de Marsico argumenta que os problemas financeiros enfrentados pelo município foram resultado de bloqueios judiciais para pagamentos de precatórios, ocorridos entre 2022 e 2023. Vanin ressaltou que houve uma melhora significativa nas finanças municipais a partir de meados de 2023, uma vez que os bloqueios judiciais foram superados, demonstrando a intenção e capacidade da gestão do prefeito em conduzir seu mandato dentro da legalidade.

A promotora de Justiça Patrícia Frighetto Gasparini, por sua vez, destacou que a atual situação do município tem gerado instabilidade em diversas áreas, incluindo saúde, educação e assistência social, devido ao alegado descontrole das contas públicas nos últimos sete anos.

Diante dessas controvérsias, o caso segue em tramitação judicial, enquanto a população de Taquaritinga aguarda por respostas e ações que possam garantir a estabilidade e o bom funcionamento dos serviços essenciais oferecidos pelo município.

Copyright © 2024 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.