A previsão inicial era para agosto de 2024, com investimento de R$ 1.482.099,99. A água parada na piscina olímpica gerou questionamentos da população. Veja a resposta da Prefeitura.
Por Alex Gasoni
Anunciada pela Prefeitura de Matão em junho de 2023, a obra de reforma e ampliação do Conjunto de Piscinas do Conjunto Poliesportivo "Dr. Laert José Tarallo Mendes" segue em ritmo desacelerado, gerando questionamentos da população. O Portal Fala Matão foi até o local para averiguar o andamento dos trabalhos e buscar esclarecimentos junto à administração municipal.
Entre os principais pontos levantados pela reportagem estão o atraso na conclusão da obra e a presença de água parada no local, fator de risco para a proliferação do mosquito da dengue.
Situação atual da obra
A Prefeitura informou que os vestiários das piscinas já estão finalizados. Entretanto, a necessidade de revisão dos projetos da piscina olímpica causou a paralisação parcial da obra, com a promessa de que um novo escopo será apresentado em breve para retomada dos trabalhos. A piscina olímpica, uma das poucas do Estado de São Paulo, tem capacidade para mais de 2 milhões de litros de água.
''As piscinas tiveram a parte interna dos vestiários finalizada, porém foi necessária a revisão dos projetos da piscina olímpica, os quais estão em andamento. O novo escopo será apresentado em breve à administração para que as obras nesse local possam ser retomadas'', informou o Departamento de Imprensa da Prefeitura de Matão.
Durante a visita ao local, nesta quarta-feira (26), a equipe do Fala Matão constatou que a piscina infantil não foi encontrada. De acordo com a Prefeitura, em fevereiro de 2024 essa piscina passaria por reformas, incluindo troca de azulejos, ampliação e adequação para acessibilidade de Pessoas com Deficiência (PCDs). No entanto, no local onde antes existia a piscina infantil, foi feita terraplanagem, indicando que uma nova estrutura pode estar sendo planejada para substituí-la. Em relação à água parada, nenhum ponto de acúmulo foi localizado, provavelmente devido à evaporação causada pela alta temperatura.
Foto: Alex Gasoni/Fala Matão
Risco de dengue e monitoramento
Questionada sobre os relatos de água parada no local, a Prefeitura afirmou que há monitoramento contínuo da situação e que providências diárias estão sendo tomadas pelo setor de vetores para evitar riscos à saúde pública.
Custo e prazo de conclusão
Em relação ao valor total da obra, a Prefeitura não forneceu uma resposta. No entanto, uma placa fixada no local indica que o investimento total é de R$ 1.482.099,99, com previsão de conclusão inicialmente marcada para agosto de 2024. Com os atrasos e revisões, ainda não há uma nova data oficial para a entrega das melhorias e nem se o valor inicial sofrerá alterações.
O Portal Fala Matão continuará acompanhando o caso e buscando esclarecimentos junto à administração municipal.
Placa indica o valor da obra, proveniente de recursos próprios, e o prazo para entrega. - Foto: Alex Gasoni/Portal Fala Matão
Vestiários em fase final de acabamento - Foto: Alex Gasoni/Fala Matão
Receba as notícias do Portal Fala Matão no WhatsApp e mantenha-se sempre bem informado (a) com informações confiáveis: Grupo WhasAPP Portal Fala Matão