Quarta-feira, 12 de março de 2025
Fala Matão

Matonense afunda: rebaixamento para a quinta divisão, crise e um futuro incerto

Sem vencer há 30 jogos, a Sema despenca para a quinta divisão paulista e encara dificuldades dentro e fora de campo.

  • Redação
  • 08:56
  • Terça-feira, 11 de março de 2025
Fala Matão - Redação
Matonense perde para Nacional e é rebaixada para quinta divisão de São Paulo - Foto: Federação Paulista de Futebol

A Matonense está rebaixada para a quinta divisão do futebol de São Paulo. Em 2026, a Sema, como é conhecida, jogará a o Campeonato Paulista da Segunda Divisão Sub-23, popularmente chamada de “bezinha”.

O rebaixamento foi concretizado após o 30º jogo consecutivo sem vitórias do time, que é lanterna da Série A4. O último triunfo foi em 2 de abril de 2023, contra o EC São Bernardo, na Série A3. No período, foram seis empates e 24 derrotas.

A última delas foi no sábado, diante do Nacional. A Matonense chegou a abrir 2 a 0 no Nicolau Alayon no primeiro tempo, mas levou a virada no segundo com gols que saíram entre 27 e 36 minutos.

Com um ponto em 12 rodadas, a Sema, caso vença as três partidas restantes, chegará a dez pontos e três vitórias. Mas o número de pontos já é insuficiente para deixar o Z-2 da competição, já que o primeiro time fora da zona de rebaixamento - atualmente é o Vocem, de Assis (SP) - tem 11.

Nas três rodadas finais da Série A4, a Matonense cumpre tabela contra Vocem, Jabaquara e Penapolense.

Do auge à crise
Apesar do presente difícil, o torcedor da Matonense já vibrou com a equipe nos anos 1990, quando o clube pegou o elevador no futebol paulista e, em três anos, saiu da Série B1 para a Série A1.

Em seu elenco, contou com o lateral-direito Zé Carlos, ex-São Paulo, Grêmio e Seleção, além do meio-campista Júnior, hoje Dorival Júnior, técnico da seleção brasileira.

Foram cinco anos na elite, entre eles 2001, que contou com o ex-atacante Grafite no elenco, mas com a queda em 2002, a Sema, em crise financeira constante, não conseguiu mais retornar ao primeiro nível do futebol paulista.

Para piorar a situação em 2025, a equipe também não tem atuado em Matão (SP). Com o estádio Hudson Buck Ferreira interditado pela Federação Paulista de Futebol (FPF) por conta de más condições do gramado, a Matonense tem mandado as partidas em cidades próximas, como Taquaritinga (SP) e Catanduva (SP).

Sem recursos para a disputa do estadual, o clube tem buscado nos últimos anos parcerias para manter o futebol ativo. Em 2025, passou a ter os departamentos profissional e amador (sub-20) sob administração da Maranata Sport, empresa de Pato Branco (PR).

Em 2024, a Matonense foi rebaixada na Série A3 sem sequer ter terminado a competição. Com quatro rodadas para o término, a agremiação foi suspensa pelo TJD-SP (Tribunal de Justiça Desportiva) por suspeitas com manipulação de resultados. Na reta final, a equipe perdeu por W.O. os jogos restantes.

Time da Matonense na Série A2 do Campeonato Paulista de 1997: Zé Carlos é o quinto da esquerda para a direita, em pé, e Dorival Júnior é o sétimo jogador da esquerda para a direita, agachado - Foto: Gazeta Press

Fonte: GE

Receba as notícias do Portal Fala Matão no WhatsApp e mantenha-se sempre bem informado (a) com informações confiáveis: Grupo WhasAPP Portal Fala Matão

Copyright © 2025 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.