As atividades terão início no dia 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, e seguirão até maio. Confira a programação.
O mês de abril está chegando, trazendo com ele a cor azul, símbolo da luta em favor das pessoas diagnosticadas com TEA – Transtorno do Espectro Autista.
Em Matão, a TEAMA – Associação dos Pais e Amigos do Autista de Matão e Região – está preparando diversas ações, como palestras e distribuição de folhetos sobre o que é o autismo e como cada pessoa pode contribuir para esse trabalho de conscientização.
As atividades terão início no dia 2 de abril, com uma palestra promovida pela TEAMA e pelo COMDEF – Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência –, na Associação Comercial e Empresarial de Matão. O tema será "INCLUSÃO – os desafios de uma sociedade que está aprendendo a conviver com o autismo", ministrado pelo presidente da TEAMA e advogado Marcos Nascimento, com início às 19h. A palestra será gratuita e voltada para pais e mães de autistas, profissionais da área da educação e da saúde, empresários e comerciantes.
No dia 6 de abril, domingo, acontecerá a 3ª Caminhada de Conscientização do Autismo, promovida pela TEAMA e pela Prefeitura Municipal. Este ano, o evento contará com uma grande atração: um planetário, que proporcionará às crianças e adolescentes uma experiência sensorial única.
A concentração para a caminhada será na Rua Itápolis, em frente à Secretaria de Esportes e Lazer, no Lago do Parque Ecológico. De lá, os participantes seguirão para a entrada principal do Ginásio de Esportes, onde haverá brinquedos infláveis, pipoca, algodão-doce, uma feirinha com venda de camisetas e acessórios e um brechó com roupas bonitas a preços acessíveis. Para os pais que estiverem acompanhando seus filhos, haverá uma mini praça de alimentação com salgados, doces e bebidas. Toda a renda será revertida para a TEAMA, que está trabalhando para ter sua sede própria.
Durante todo o mês, haverá palestras em escolas e igrejas, além da distribuição de materiais informativos sobre autismo e blitzes em estabelecimentos comerciais para conscientizar sobre a prioridade no atendimento e caixas prioritários.
Para encerrar os grandes eventos, nos dias 20 e 21 de maio, a TEAMA promoverá o 2º Fórum TEAMA, com palestrantes especialistas abordando temas voltados ao autismo.
Marcos Nascimento, atual presidente da TEAMA, destaca que “o autismo não é uma doença, mas sim uma condição que afeta crianças desde o nascimento ou nos primeiros anos de vida. O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, conhecido como TEA – Transtorno do Espectro Autista –, caracterizado por dificuldades em determinadas áreas do cérebro, resultando em um desenvolvimento diferente ou atrasado. Seus principais sintomas envolvem desafios na comunicação social, interesses restritos e comportamentos repetitivos e estereotipados.”
"Existem muitas barreiras a serem quebradas, e nossa luta, junto à TEAMA e outras associações espalhadas pelo Brasil, é para garantir direitos como diagnóstico rápido, terapias, medicamentos e conquistas sociais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para todos os autistas cujas famílias recebam até três salários mínimos. Normalmente, os custos mensais de uma família com um autista giram em torno de R$ 1.500,00, e temos casos de famílias com dois ou até três filhos autistas. Esperamos que este ano possamos conscientizar ainda mais pessoas para que nos ajudem a construir um mundo mais inclusivo e igualitário. Venham participar das nossas atividades e ser um agente transformador conosco.”, finaliza Marcos.
Fonte: TEAMA