A 39ª Procissão de Ramos marcou o início da Semana Santa com orações, louvores e uma emocionante jornada de 10 km entre a Igreja Santa Cruz e o bairro Silvânia.
Na manhã do último domingo, dia 13, Matão foi palco de um dos momentos mais tradicionais e emocionantes da fé católica: a 39ª edição da Caminhada da Fé – Procissão de Ramos (fotos logo abaixo na galeria de fotos). Cerca de 7 mil fiéis, vindos de diversas comunidades católicas da cidade, participaram do evento que marca o início da Semana Santa, período mais importante do calendário cristão.
A procissão teve início às 5h30 da manhã, em frente à Igreja Santa Cruz, localizada na Rua Sinharinha Frota. O destino final foi o bairro de Silvânia, totalizando um percurso de aproximadamente 10 quilômetros. A caminhada foi marcada por orações, reflexões e músicas religiosas, criando um ambiente de devoção e espiritualidade entre os participantes.
Durante todo o trajeto, que foi realizado pela rua Sinharinha Frota, via Engenheiro Milciades Botura e vicinal Clito Bastia, o trânsito foi temporariamente interditado para garantir a segurança dos fiéis. Ao final do percurso, no campo de futebol do bairro Silvânia, foi celebrada uma Missa Campal, encerrando a procissão com grande participação popular.
Momento do início da Caminhada da Fé - Foto: Alex Gasoni/Fala Matão
Para facilitar o retorno dos fiéis, a organização disponibilizou ônibus para aqueles que optaram por não retornar a pé ou veículo próprio.
Mais uma vez, a Caminhada da Fé reforçou o papel da Igreja como espaço de unidade e comunhão, reunindo fiéis de todas as regiões de Matão em uma só manifestação de fé. O Domingo de Ramos, que rememora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho e sendo aclamado com “Hosanas”, foi celebrado com intensidade, emoção e uma demonstração coletiva de religiosidade.
Hosanas é uma expressão de origem hebraica que significa “salva-nos” ou “salva-nos, por favor”, e com o tempo passou a ser usada como louvor e exaltação a Deus. Foi com esse clamor que o povo recebeu Jesus, reconhecendo nele o Salvador.
A procissão também carrega uma rica história local: muitos fiéis participam desde a primeira edição, realizada há mais de 40 anos (não houve procissão durante a pandemia), ainda quando a vicinal entre Matão e Silvânia era de terra. A estrada de chão batido, a poeira no caminho e a simplicidade da época não impediam a fé e a devoção de quem se colocava a caminho. Até hoje, muitos desses pioneiros continuam participando, passando essa tradição de geração em geração.
A realização de 39 edições da Caminhada representa quatro décadas de tradição. Quem participou da primeira, com 12 anos, hoje tem 53 anos, evidenciando a força dessa manifestação ao longo do tempo.
Corpo de Cristo (hóstia consagrada) apresentado aos fiéis - Foto: Alex Gasoni/Fala Matão
Bênção dos ramos dos fiéis no pontilhão da Rodovia Brigadeiro Faria Lima - Foto: Alex Gasoni/Fala Matão
Padres jogam água benta (água abençoada) do pontilhão da Rodovia Brigadeiro Faria Lima - Foto: Alex Gasoni/Fala Matão
Veja mais fotos na galeria de fotos logo abaixo: