Após o anúncio do Habemus Papam, milhares celebram em São Pedro; brasileiro Dom Sérgio da Rocha, natural de Matão (SP), esteve entre os participantes do conclave.
O mundo católico celebra neste 8 de maio de 2025 a eleição do novo líder da Igreja. Após a fumaça branca surgir da Capela Sistina às 13h08 (horário de Brasília), milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro vibraram com o anúncio: Habemus Papam — temos um Papa.
Minutos depois, o cardeal protodiácono (cardeal mais antigo) Dominique Mamberti apareceu na varanda central da Basílica de São Pedro e proclamou a tradicional frase em latim: “Annuntio vobis gaudium magnum; Habemus Papam!”, revelando o nome do cardeal eleito e o nome pontifício que ele escolheu:
Robert Francis Prevost - Papa Leão XIV
O novo pontífice, visivelmente emocionado, surgiu na sacada diante de uma multidão e concedeu sua primeira bênção “Urbi et Orbi”, à cidade de Roma e ao mundo.
O conclave, que reuniu 133 cardeais eleitores de 71 países, teve início nesta semana após a renúncia do Papa Francisco por motivos de saúde. A escolha foi rápida, refletindo um consenso entre os cardeais e a urgência de guiar a Igreja em tempos de desafios sociais, espirituais e ambientais.
O nome escolhido pelo novo Papa será amplamente analisado nos próximos dias, pois costuma indicar as prioridades e inspirações de seu pontificado. A expectativa agora gira em torno de seus primeiros pronunciamentos e diretrizes.
A Igreja entra, assim, em um novo capítulo de sua história, com fé renovada e olhos atentos ao caminho que será traçado por Robert Francis Prevost - Papa Leão XIV.
Matonense na disputa do papado
Embora geograficamente natural de Dobrada (SP), o cardeal Dom Sérgio da Rocha é oficialmente registrado como matonense, uma vez que a emancipação político-administrativa de Dobrada, ocorreu apenas em 28 de março de 1965, após seu nascimento. Até então Dobrada era distrito de Matão
Com 65 anos, Dom Sérgio participou ativamente da votação do conclave de 2025. Sua presença no processo foi motivo de orgulho para a região, especialmente para as comunidades de Matão e Dobrada, que acompanham sua trajetória com admiração e fé.
Cardeal Dom Sérgio da Rocha - Foto: divulgação