Sábado, 19 de julho de 2025
Fala Matão

Recesso parlamentar da Câmara de Matão segue até 31 de julho, mas pode ser suspenso ou extinto

Durante o recesso até 31 de julho, sessões ordinárias ficam suspensas, mas o funcionamento administrativo segue normal; medida pode ser revista por projeto de emenda à Lei Orgânica.

  • Alex Gasoni
  • 11:49
  • Sábado, 19 de julho de 2025
Fala Matão - Alex Gasoni

A Câmara Municipal de Matão entrou em recesso parlamentar na sexta-feira, 18 de julho, conforme determina o Artigo 35 da Lei Orgânica do Município. Durante esse período, que se estende até 31 de julho, as Sessões Ordinárias ficam temporariamente suspensas.

Mesmo com a pausa nas atividades legislativas, os serviços administrativos da Casa continuam funcionando normalmente. O atendimento ao público será mantido de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, dando o suporte aos cidadãos e o andamento das demandas internas.

As Sessões Ordinárias serão retomadas na segunda-feira, 4 de agosto, a partir das 19h, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Câmara: www.camaramatao.sp.gov.br e facebook.com/cmmatao.

Sessões Extraordinárias durante o recesso

Vale destacar que, em caso de necessidade urgente, o recesso parlamentar pode ser interrompido a qualquer momento. A convocação de sessões extraordinárias durante esse período é permitida mediante solicitação do prefeito, da Mesa Diretora ou de um terço dos vereadores, conforme prevê a legislação vigente. Nesses casos, os parlamentares se reúnem para discutir e votar matérias de caráter emergencial, garantindo a continuidade dos trabalhos legislativos em situações excepcionais.

Revogação do recesso parlamentar

A medida que estabelece o recesso parlamentar pode ser revista ou até mesmo revogada de forma definitiva. Para isso, é necessário que um projeto de emenda à Lei Orgânica do Município seja apresentado, discutido e aprovado pela maioria qualificada dos vereadores, respeitando os trâmites legais. A proposta, caso aprovada, pode alterar ou extinguir o período de recesso, conforme entendimento dos parlamentares sobre a necessidade de maior continuidade nos trabalhos legislativos.

Exemplo de Câmara Municipal que extinguiu o recesso

Pedro Canário (ES) – Extinção do recesso no início do mandato
Em janeiro de 2021, os vereadores aprovaram por unanimidade o fim do recesso parlamentar no início do mandato. A medida foi justificada pela necessidade de acelerar o funcionamento legislativo, com início das sessões logo após a posse.

Copyright © 2025 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.