Quinta-feira, 24 de julho de 2025
Fala Matão

Câmara de Araraquara recomenda cassação de Emanoel Sponton por esquema de rachadinha

Relatório unânime aponta repasses de assessores à conta da mãe do vereador e acordo de confissão firmado com o Ministério Público.

  • Redação
  • 07:50
  • Quinta-feira, 24 de julho de 2025
Fala Matão - Redação
Vereador Emanoel Sponton (Progressistas) acusado de

A Comissão Processante da Câmara Municipal de Araraquara concluiu o relatório que recomenda a cassação do mandato do vereador Emanoel Sponton (Progressistas). Ele é acusado de envolvimento no esquema de “rachadinha” em seu gabinete, com repasses mensais de assessores para a conta bancária da própria mãe.

O parecer, aprovado por unanimidade, sustenta que houve “violação ao decoro parlamentar e aos princípios da administração pública” e aponta que a prática causou “abalo à confiabilidade institucional do Parlamento”.

Segundo o documento, os repasses aconteceram entre 2021 e 2023, com justificativa de que seriam destinados a uma associação. No entanto, a entidade citada estava “inapta junto à Receita Federal desde 2019”, e os valores, conforme os extratos bancários, foram enviados diretamente à conta da mãe do parlamentar.

A comissão destacou que Sponton formalizou acordo de não persecução penal com o Ministério Público, confessando os atos. “Mesmo após confessar a infração penal, o parlamentar seguiu negando publicamente os crimes”, diz o texto.

Os vereadores também criticaram a tentativa de ocultação de dados do processo: “Foi apresentado de forma incompleta à Comissão, omitindo quais crimes foram confessados e quais os fundamentos que embasaram a proposta do Ministério Público”, diz outro trecho.

A decisão final agora será do plenário da Câmara, que precisa de maioria qualificada para aprovar a cassação.

Fonte: Portal Morada

Clique aqui para receber as notícias do Portal Fala Matão no seu WhtasApp.
Copyright © 2025 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.