Segunda feira, 28 de julho de 2025
Fala Matão

Confusão nas contas de água gera notificação oficial à Águas de Matão

Após reclamações em massa e denúncias do Fala Matão, Prefeitura exige providências imediatas e comunicação clara com a população.

  • Alex Gasoni
  • 16:12
  • Sexta-feira, 25 de julho de 2025
Fala Matão - Alex Gasoni
Foto: Portal Fala Matão

Após centenas de reclamações de moradores sobre a não entrega das contas de água, a antecipação unilateral dos vencimentos e outras irregularidades, todas mostradas aqui no Portal Fala Matão, a Prefeitura de Matão se manifestou por meio de nota.

Qualquer cliente que se sentir prejudicado pela alteração na data de vencimento pode solicitar nova alteração com a data anterior à mudança.

Confira a nota:

A Prefeitura Municipal de Matão, por meio da Secretaria Especial de Concessões Públicas, informa à população em geral que, devido à mudança do ciclo de medições e do vencimento antecipado e unilateral das faturas de água, e diante de outras inconsistências verificadas durante a prestação de serviços, notificou, no dia 17/07/2025, a Concessionária Águas de Matão, com cópia à Agência Reguladora ARES-PCJ, exigindo que a Concessionária utilize todos os veículos de comunicação existentes no município para esclarecer as dúvidas e solucionar as pendências verificadas individualmente por cada um dos consumidores, assegurando que nenhum deles sofra prejuízo.

A Concessionária não deve transferir a obrigação de informar corretamente a população sobre os serviços que presta, devendo responder por que alterou os vencimentos de centenas de faturas de forma unilateral, rever a sistemática de contabilização, expandir seu call center e o atendimento presencial, que deve funcionar diariamente até as 18 horas, cumprir o período mensal de leitura, manter a data de vencimento habitual dos usuários, analisar individualmente a situação de cada consumidor, não aplicar multa nem juros em contas futuras originadas por erro da própria Concessionária, entregar um relatório identificando cada um dos consumidores que teve a data de pagamento de sua conta alterada e apresentar plano de mídia à Agência Reguladora ARES-PCJ em cumprimento da obrigação de publicidade e divulgação dos serviços prestados.

Comunica, finalmente, que a Notificação 001/2025 foi encaminhada também aos cuidados da Agência Reguladora, para conhecimento e providências, no sentido de corroborar a notificação, exigindo expressamente da Concessionária o cumprimento das obrigações, sob pena da aplicação das penalidades cabíveis.

Canais de Atendimento à População:

Prefeitura de Matão – Ouvidoria
• Atendimento Presencial
(Rua Oreste Bozeli, 1165 – Centro)

• Telefone: (16) 3383-3125
• Site: matao.eouve.com.br
• E-mail: ouvidoria@matao.sp.gov.br

Secretaria Especial de Concessões
• WhatsApp: (16) 99767-1473

Concessionária Águas de Matão
• Atendimento Presencial
(Av. Tiradentes, 990 – Centro)

• Telefone: 0800 721 6464

Agência Reguladora ARES-PCJ
(Para reclamações não resolvidas pela Concessionária)
• Telefone: 0800 771 1445

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