Águas de Matão desobstrui tubulação e normaliza fluxo, mas esgoto despejado permanece em área verde e causa mau cheiro.
A Águas de Matão solucionou o problema de entupimento que causava o vazamento de esgoto em uma área verde localizada entre a Avenida Trolesi e a Rua São Lourenço, nas proximidades do Rio São Lourenço. O caso gerou diversas reclamações de moradores devido ao forte mau cheiro na região. O problema foi motivo de reportagem aqui no Portal Fala Matão.
Segundo a nota enviada pela concessionária ao Portal Fala Matão, a equipe técnica atuou na quinta-feira (24) na desobstrução de dois pontos da rede de esgoto. A causa do problema foi o acúmulo de raízes de árvores e fragmentos de tijolos na tubulação, materiais que, de acordo com a empresa, não devem ser descartados na rede, pois comprometem o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário.

Manutenção na linha de esgoto na Rua São Lourenço - Foto: Portal Fala Matão
Com a retirada dos resíduos, o fluxo do esgoto foi normalizado. No entanto, o esgoto que vazou durante o entupimento e se espalhou pela vegetação da área verde, inclusive atingindo uma nascente, ainda não foi removido. O local permanece sujo, com forte odor e em processo de degradação ambiental.
A reportagem do Fala Matão questionou novamente a concessionária sobre a limpeza da área afetada. Em resposta, a assessoria de imprensa informou que a empresa ainda irá realizar a limpeza do local, mas não deu prazo para a execução do serviço.
Esgoto proveniente de entupimento na linha de coleta da Rua São Lourenço – Foto: Portal Fala Matão
A Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Concessões e da Secretaria de Meio Ambiente, ainda não se manifestou sobre o caso.
O Portal Fala Matão segue acompanhando o desdobramento da situação e cobrando providências.
Clique aqui para receber as notícias do Portal Fala Matão no seu WhtasApp.