Ações de conscientização, depoimentos e incentivo à doação de leite humano marcam a campanha no Hospital Carlos Fernando Malzoni.
O Hospital de Matão promove ações de conscientização no mês de agosto. Entre os dias 1 e 7, todos os anos é celebrada a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), uma campanha global coordenada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que tem como objetivo estabelecer metas para garantir o direito da mulher de amamentar de forma segura e encorajar a participação da sociedade, profissionais da saúde e da educação a se envolverem nessa questão.
No Brasil, o movimento também marca o início da campanha Agosto Dourado, que almeja intensificar ações de apoio ao aleitamento materno. A cor dourada simboliza o incentivo à amamentação, visto que o leite materno é considerado o alimento mais completo, padrão-ouro, para bebês.
O tema amamentação é bastante oportuno para o Hospital Carlos Fernando Malzoni. A instituição promove o tema em suas redes sociais e ações internas, conscientizando a população sobre a importância da amamentação, por intermédio de seus médicos, enfermeiros e profissionais multidisciplinares.
As fonoaudiólogas Rosângela Pecorare e Ravena Furst estão engajadas nesse propósito de orientar e conscientizar as mamães sobre a importância da amamentação. Elas auxiliam as gestantes nos cuidados com este gesto tão importante.
De acordo com Rosângela Pecorare, fonoaudióloga do HCFM, “a amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida e continuada até pelo menos os dois anos de idade é essencial, pois o leite humano é o único alimento que contém anticorpos e nutrientes que protegem a criança de infecções comuns, além de prevenir o aparecimento de várias doenças na vida adulta”, orienta. Rosângela esclarece que, além de nutrição, o aleitamento é essencial para estabelecer um vínculo duradouro entre mãe e filho.
Cristiane Araújo Trabulete Sgardioli deu à luz ao seu primeiro filho no dia 18 de julho de 2025 no Hospital Carlos Fernando Malzoni. O bebê nasceu prematuramente com 38 semanas, e precisou ficar internado na UTI Neonatal. Cristiane precisa vir quatro vezes ao dia para amamentar. “Pra mim está sendo uma experiência nova, né? É o meu primeiro filho, então pra mim está tudo diferente. Mas é uma sensação boa, poder já amamentar ele. Agora está mamando bem, e logo, logo vai para casa”, revela Cristiane, que adora ir amamentar o filho, mesmo tendo que ir várias vezes por dia no Hospital.
A fonoaudióloga Ravena Furst disse que a importância do leite humano é fundamental para os nascituros, porque é um alimento insubstituível. Segundo ela, nenhuma fórmula láctea substitui o leite materno.
Neste mês, o HCFM aproveita para pedir apoio às mamães que amamentam para que realizem um gesto de caridade, doando o seu leite para quem precisa. Além da cota necessária para o seu próprio bebê, as mulheres que amamentam podem doar uma pequena quantidade, sem interferir na alimentação de seu próprio bebê, e sem comprometer a qualidade do leite.
Para se informar a respeito da doação de leite humano, entre em contato pelo telefone (16) 3383-2500 - Ramal 2133 - Posto de Leite do HCFM.
Fonte: HCFM
Clique aqui para receber as notícias do Portal Fala Matão no seu WhtasApp.