Substância proibida foi misturada a pedaços de carne; crime ambiental pode levar à prisão de até 5 anos.
A equipe do portal Fala Matão recebeu denúncias sobre o envenenamento de gatos no bairro Santa Rosa, em Matão. Um dos casos mais recentes ocorreu na Rua Victório Pinotti, onde um gato foi encontrado morto após ingerir um pedaço de linguiça. O alimento foi recolhido e encaminhado ao canil municipal, onde foi confirmada a presença de chumbinho, substância altamente tóxica e proibida por lei no Brasil.
O caso foi relatado ao portal Fala Matão pelo vereador Luiz Manzini, que localizou o animal em frente sua residência, e suspeitou do envenenamento. A carne contaminada foi enviada à Secretaria de Meio Ambiente para análise. A situação acende o alerta para outros casos semelhantes no bairro, com diversos relatos de gatos mortos nas últimas semanas.
Chumbinho: proibido por lei
O chumbinho é um pesticida clandestino, amplamente utilizado de forma ilegal para matar roedores, mas que também tem sido usado em crimes contra animais. Sua comercialização e uso são proibidos no Brasil, conforme determina a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A fiscalização da venda e uso da substância deve ser feita por meio do setor competente da prefeitura e vigilância sanitária local.

Linguiça assada com veneno chumbinho recolhido por morador e encaminhado para a Secretaria de Meio Ambiente - Foto: arquivo Pessoal
Crime e punição
O envenenamento de animais é considerado crime previsto no artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais). A pena para quem maltrata, fere ou envenena animais é de 2 a 5 anos de prisão, além de multa e proibição de guarda de animais.
Denunciar é fundamental. Registrar um boletim de ocorrência é o primeiro passo para a abertura de uma investigação oficial. Com base nesses registros, a Polícia Civil pode agir para identificar e responsabilizar os autores dos crimes.
Como denunciar
Quem tiver informações sobre suspeitas de envenenamento ou avistar alimentos suspeitos em locais públicos pode acionar:
• DEPA - Delegacia Eletrônica de Proteção Animal - link
• Ouvidoria da Prefeitura: link
• Secretaria de Meio Ambiente de Matão: (16) 3383-4060
• Polícia Civil - Delegacia mais próxima