Veterinário de Matão pediu socorro antes da lancha virar; mãe foi encontrada sem vida e pai e filho seguem desaparecidos.
Áudios gravados (logo abaixo) pelo veterinário Bruno Silva Dias revelam os momentos de desespero vividos pela família que estava a bordo da lancha Jany, que naufragou no último sábado (23), a cerca de 25 km da costa de Itanhaém, no litoral de São Paulo.
Na embarcação estavam Bruno, de 30 anos, e seus pais, Lucídio Francisco Dias e Maria Aparecida da Silva Dias. O corpo de Maria já foi encontrado, enquanto pai e filho seguem desaparecidos.
As mensagens de voz foram enviadas por Bruno para o proprietário de uma marina em Guarujá, de onde a lancha havia partido. No primeiro áudio, antes do naufrágio, ele relata dificuldades durante a navegação:
"Eu acho que a gente vai chegar um pouquinho depois das seis [horas] porque a lancha está tendo que ir um pouco mais devagar, está pulando muito. E aí eu dei uma paradinha aqui para te avisar que a gente vai chegar um pouquinho depois."
Minutos depois, em novo áudio, já em situação crítica, Bruno pede ajuda e compartilha a localização:
"A gente afundou, a gente está nessa localização aqui. A lancha virou, nós estamos grudados na boca dela."
Bruno Silva Dias e seus pais, Lucídio Francisco Dias e Maria Aparecida da Silva Dias, desaparecidos no litoral paulista - Foto: arquivo pessoal
Lancha encontrada
A Marinha do Brasil localizou a Jany na noite de quarta-feira (27), próximo à Praia da Baleia, em São Sebastião, a cerca de 11 km da costa. A embarcação foi entregue à Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), que instaurou um inquérito para apurar as causas do naufrágio.
Corpos localizados
Na terça-feira (26), o corpo de Maria Aparecida foi encontrado com colete salva-vidas, na região da Barra do Sahy, em São Sebastião. O reconhecimento foi feito no Instituto Médico Legal (IML) de Caraguatatuba.
Já na quarta-feira (27), outro corpo em estado de decomposição foi avistado por tripulantes de uma embarcação próxima à Ilha das Palmas, em Guarujá. O GBMar informou que ainda não é possível confirmar se trata-se de Lucídio ou Bruno.
Lancha retirada do mar
Por volta das 22h de quarta-feira (27), a Marinha do Brasil retirou a embarcação Jany do mar, na altura da Praia da Baleia, em São Sebastião, e a entregou à Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP). Segundo a corporação, a lancha será utilizada como subsídio para o inquérito instaurado, que apura as causas e circunstâncias do acidente.
Lancha foi entregue à Capitania dos Portos - Foto: Viver em Santos e Região
Buscas continuam
As operações de resgate seguem sendo realizadas pela Marinha do Brasil, com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), na tentativa de localizar os dois desaparecidos.
Bruno e os pais moravam em Matão (SP) e se mudaram para o litoral. O veterinário vive no Guarujá há cerca de três anos, e os pais há aproximadamente um ano. Bruno é casado, tem um filho de 11 anos e é dono de uma clínica veterinária no bairro Pitangueiras, inaugurada em agosto do ano passado.
Confira o áudio