Jovem de 13 anos foi encontrada em Barueri (SP) após fugir com homem de 22 anos; ele pode responder por diversos crimes, incluindo estupro de vulnerável e aliciamento de menor.
A Polícia Civil de Ibitinga localizou, nesta quinta-feira (25), a adolescente Ana Beatriz, de 13 anos, que estava desaparecida desde o último sábado (21). A ação foi coordenada pela delegada Dra. Ana Flávia Drago Mussi e contou com intenso trabalho de inteligência realizado de forma ininterrupta pelos investigadores.
As apurações apontaram que a jovem mantinha contato pela internet com um rapaz de 22 anos, com quem decidiu fugir. Para isso, utilizou dinheiro da avó e pagou um transporte por aplicativo até a cidade de Osasco (SP).
O suspeito foi localizado e preso na tarde de quinta-feira (25), em Barueri (SP). Já Ana Beatriz foi acolhida pela equipe policial e será trazida de volta para Ibitinga, acompanhada pela delegada responsável, que já comunicou a família sobre o reencontro.
De acordo com a legislação, o rapaz poderá ser indiciado por mais de um crime simultaneamente. O principal é o estupro de vulnerável (artigo 217-A do Código Penal), que prevê pena de 8 a 15 anos de reclusão para quem mantém conjunção carnal ou pratica ato libidinoso com menor de 14 anos. A lei não considera o consentimento do menor válido, presumindo sua vulnerabilidade.
Além disso, ele também pode responder por indução à fuga ou subtração de menor (art. 148 do Código Penal e art. 244-B do Estatuto da Criança e do Adolescente) e por assédio sexual via internet (art. 241-A do ECA), caso se comprove que a comunicação virtual teve objetivo de sedução ou exploração sexual.
Fica o alerta para os riscos da exposição de crianças e adolescentes em ambientes digitais.
Clique aqui para receber as notícias do Portal Fala Matão no seu WhtasApp.