Segunda feira, 06 de outubro de 2025
Fala Matão

Vereadora propõe substituir pedágio de Bueno de Andrada por sistema tipo free flow

Geani Trevisóli afirma que o modelo atual é burocrático e tem gerado multas indevidas a alguns motoristas que pagam via Pix e enviam os comprovantes à Prefeitura de Araraquara.

  • Redator
  • 17:56
  • Sexta-feira, 03 de outubro de 2025
Fala Matão - Redator
Foto: Tetê Viviani

A vereadora Geani Trevisóli (PL) sugeriu à Prefeitura de Araraquara-SP a implantação do sistema de pedágio “free flow” no trecho de Bueno de Andrada, conhecido como pedágio da coxinha.

Segundo ela, o modelo atual é burocrático e ineficiente. Hoje, o pagamento pode ser feito em dinheiro ou via PIX, mas neste último caso o motorista ainda precisa enviar o comprovante por e-mail à Secretaria de Trânsito. O problema, de acordo com Geani, é que mesmo motoristas que cumprem todas as exigências acabam, em alguns casos, recebendo multas indevidas. “A reclamação também parte de alguns moradores de Matão, que relatam ter sido multados mesmo após enviarem os comprovantes ao e-mail da Prefeitura de Araraquara.

Como funciona o sistema Free Flow?

O sistema Free Flow funciona de forma mais simples: em vez de uma praça de pedágio, há um pórtico equipado com câmeras, sensores e antenas, que registram a placa do veículo. O valor é lançado automaticamente e o motorista segue viagem sem precisar parar. O pagamento pode ser feito depois, por aplicativo, débito em empresas conveniadas ou em pontos eletrônicos de cobrança.

Se o pagamento no sistema Free Flow não for efetuado posterioremente, a multa e os pontos na CNH são aplicados automaticamente.

O primeiro pedágio Free Flow do interior de São Paulo começou a operar em setembro de 2024, em Itápolis (SP). A nova tecnologia foi implantada em uma praça de pedágio no km 179 da Rodovia Laurentino Mascari (SP-333)

Clique aqui para receber as notícias do Portal Fala Matão no seu WhtasApp.
Copyright © 2025 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.