Apesar do recuo do Estado que suspendeu 12 trechos do programa Free Flow, os trechos da SP-326 (Brigadeiro Faria Lima) e da SP-333 (Ibitinga/Borborema) não aparecem como cancelados: um já opera; o outro segue com implantação prevista.
O Governo de São Paulo decidiu cancelar a implantação de 12 pedágios do sistema Free Flow — modelo de cobrança eletrônica que dispensa as tradicionais praças com cancelas. A decisão foi tomada após análises técnicas apontarem baixa adesão dos motoristas, dificuldades operacionais e questionamentos sobre a legalidade das multas aplicadas.
O sistema, que começou a funcionar em 2024 em algumas rodovias estaduais, utiliza câmeras e sensores para identificar as placas dos veículos e cobrar automaticamente a tarifa, seja por tag eletrônica ou boleto. No entanto, muitos usuários relataram confusão sobre como pagar e receberam multas indevidas por suposta evasão de pedágio.
De acordo com o governo, a medida busca “corrigir falhas e aprimorar o modelo antes de expandir a tecnologia para novas rodovias”. Trechos da Raposo Tavares, Castello Branco e Padre Manoel da Nóbrega estão entre os afetados pela decisão.
A suspensão também atende a pedidos de prefeitos e moradores de cidades que seriam impactadas por pórticos de cobrança em trajetos curtos e de uso diário. Segundo o Estado, o objetivo é revisar os contratos com as concessionárias e garantir maior transparência e segurança jurídica antes de retomar o projeto.
Apesar do recuo, o governo afirma que o Free Flow não está descartado e continuará em operação em alguns trechos de teste. A expectativa é que o sistema volte a ser ampliado quando houver mais adesão dos motoristas e maior clareza nas regras de cobrança.
Free Flow em Rodovia Faria Lima (SP-326 -Dobrada / Taiúva) e Rodovia Laurentino Mascari (SP-333 - Ibitinga/Borborema), foram afetados pela decisão do governo de SP?
Os dois trechos não foram apontados como afetados por esse recuo:
• SP-333 (Itápolis / Ibitinga / Borborema): este trecho já recebeu pórticos Free Flow e está em operação desde 2024 em pontos como Jaboticabal e Itápolis. Se você trafega por ali, o Free Flow continua ativo.
• SP-326 — Rodovia Brigadeiro Faria Lima (Dobrada / Taiúva): um no quilômetro 307, em Dobrada, com previsão de início de operação em novembro, e outro no 357, em Taiúva, previsto para dezembro. Nas coberturas sobre a decisão estadual, não há indicação de que esses pórticos tenham sido incluídos entre os 12 trechos cancelados. Ou seja: a implantação prevista segue indicada nas comunicações da concessionária.
Alguns trechos onde o sistema Free Flow foi suspenso, desativado ou não será implantado em São Paulo:
• Rodovia Raposo Tavares (SP-270) – Região de Sorocaba:
Cinco dos oito pórticos passaram a funcionar apenas para contagem de veículos, sem cobrança de tarifa, após pressão popular e política. Três pórticos permanecem ativos, apenas em trechos considerados não urbanos.
• Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-55) – Litoral:
Dois pórticos foram desativados e não cobram mais tarifas.
• Piracicaba – Interior de SP:
Três pórticos anunciados não serão implantados na região.
• Rodovia Mogi-Dutra – Região Metropolitana:
Cobrança suspensa por decisão judicial, válida para moradores de Mogi das Cruzes, até apresentação de estudos técnicos pela Artesp e concessionárias.