Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025
Fala Matão

Falta de água persiste em vários bairros de Matão desde sábado (6)

Queima de bomba deixou diversos bairros sem abastecimento por mais de dois dias, sem aviso adequado à população e sem ações paliativas compatíveis com as obrigações da concessionária.

  • Alex Gasoni
  • 12:03
  • Segunda feira, 08 de dezembro de 2025
Fala Matão - Alex Gasoni

A falta de água que atingiu diversos bairros de Matão desde sábado (6) expôs não apenas a fragilidade do sistema de abastecimento, mas também a ausência de comunicação adequada por parte da concessionária Águas de Matão e da própria Prefeitura de Matão. Moradores de regiões como Portal Terra da Saudade, Jardim Amélia, Residencial Noale, Vila Cardim, Jardim do Bosque, Bairro Alto, Jardim Vivelândia, Jardim Popular, Jardim Balista e Residencial Cadioli relataram ter passado mais de dois dias com torneiras secas — e sem qualquer aviso prévio.

O portal Fala Matão recebeu dezenas de mensagens de moradores indignados, muitos deles ressaltando a dificuldade de realizar tarefas básicas e o transtorno causado pela interrupção prolongada. Bairros que não constam no comunicado da Águas e Matão, como por exemplo o Jardim Alvora, também foram afetados. Segundo a Águas de Matão, a situação foi provocada pela queima de uma bomba na unidade Portal, exigindo uma manutenção emergencial. A normalização, segundo a empresa, estava prevista apenas para a noite desta segunda-feira (8).

Outro fato que incomodou a população foi a falta de transparência e organização. A concessionária não divulgou nota oficial em suas redes sociais de forma ampla — limitou-se a publicações nos stories, que desaparecem em 24 horas — e não publicou nenhuma informação no site oficial. A Prefeitura de Matão também não emitiu comunicado público, apesar de ser responsável pela fiscalização e acompanhamento do serviço prestado. É obrigatório a ampla divulgação em casos de grande impacto para a população. 

Este veículo de comunicação não recebeu qualquer comunicado da Águas de Matão ou da Prefeitura sobre o problema, o que dificultou a disseminação de informações claras para a população.

Outro ponto levantado por moradores é que, diante da obrigatoriedade contratual da concessionária em investir em tecnologia, prevenção e interligações de segurança, não deveria ser possível que a queima de uma única bomba deixasse tantos bairros desabastecidos por tanto tempo. A situação revela a necessidade de revisão no sistema, planejamento e medidas que evitem vulnerabilidades básicas.

Enquanto a população aguarda a normalização do serviço, um dos mais caros do Brasil, fica o questionamento: por que a população continua sendo a última a saber?

Clique aqui para receber as notícias do Portal Fala Matão no seu WhtasApp.
Copyright © 2025 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.