Município recebeu 273 unidades do contraceptivo subdérmico pelo Ministério da Saúde; acesso será destinado, inicialmente, a grupos prioritários definidos pelos critérios do SUS.
A Secretaria Municipal de Saúde iniciou, na sexta-feira (3), um projeto piloto para a implantação do contraceptivo subdérmico Implanon na rede pública de saúde de Matão. Os primeiros atendimentos ocorreram na Unidade de Saúde da Família (USF) Portal Terra da Saudade e também contemplaram pacientes acompanhadas pelo CAPS II.
O Implanon é um implante anticoncepcional de cerca de 4 centímetros, inserido sob a pele do braço. O método tem duração de até três anos e é indicado para pessoas em idade reprodutiva que desejam um contraceptivo reversível de longa duração. Além da prevenção da gravidez, também pode ser utilizado em situações específicas, como tratamento da endometriose, redução de cólicas intensas e controle de sangramentos uterinos anormais, conforme avaliação médica.

Foto: divulgação
Segundo a Prefeitura de Matão, o município recebeu 273 unidades do Implanon por meio do Ministério da Saúde, com previsão de novos lotes. Nesta etapa inicial, o método será destinado prioritariamente a pessoas com potencial reprodutivo, incluindo mulheres e homens transgêneros, que estejam em situação de maior vulnerabilidade social ou apresentem risco reprodutivo.
A oferta do contraceptivo integra a política de planejamento familiar prevista na Lei Federal nº 9.263/1996, que garante o acesso aos métodos contraceptivos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a Secretaria de Saúde, as pacientes interessadas devem procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação dos critérios de indicação e realização do cadastro. As equipes também estão entrando em contato com pessoas previamente identificadas como elegíveis para o programa.
Até o momento, médicos e enfermeiros da rede municipal passaram por capacitação para realizar a inserção do dispositivo. A expectativa é de que o treinamento seja ampliado gradualmente para outros profissionais, permitindo a expansão do serviço nas unidades de saúde do município.
Clique aqui para receber as notícias do Portal Fala Matão no seu WhtasApp.