Quarta-feira, 12 de abril de 2023
Fala Matão

Boa Esperança anuncia uso de detectores de metais portais nas escolas da rede municipal

Boa Esperança do Sul é a primeira cidade da região a utilizar esse equipamento em escola pública para a segurança escolar.

  • Alex Gasoni
  • 18:32
  • Terça-feira, 11 de abril de 2023
Fala Matão - Alex Gasoni
EMEF Antônio Jarbas Beraldo, em Boa Esperança do Sul

O município de Boa Esperança do Sul é o primeiro da região central a utilizar detectores de metais no portão de todas as unidades de ensino da rede. O equipamento começou a ser utilizado nesta quarta-feira (12), tanto nos centros de educação infantil quanto nas escolas de ensino fundamental administradas pelo município.

A decisão foi anunciada na segunda-feira (10), por meio de uma live nas redes sociais da Prefeitura, pelo prefeito Manoel de Souza. Acompanhado pelo Diretor da Educação, Victor Ferrari, Souza disse também que o município vai contratar controlador de acesso para todas as unidades de ensino.

Todas as unidades escolares do município também estão com controladores de acesso com rádio de comunicação para proporcionar maior segurança nas escolas. Os mesmos controladores são os operações dos detectores de metais. Além disso, o município também ampliou a atividade delegada, em parceria com a Polícia Militar, no entorno das unidades.
Nos próximos dias, ocorrerá instalação de videoporteiros com travas eletrônicas dos portões em todos os prédios de ensino.

Desde os ataques recentes registrados em São Paulo e em Blumenau (SC), escolas de todo o país vivem em constante tensão devido a falsos alarmes, fake News e ocorrências de menor gravidade mas que, devido ao contexto de medo, ganham repercussão e atemorizam funcionários, pais e estudantes. (fonte Portal Morada)


Foto: divulgação

Matão

Em Matão, assim como em outras cidades, têm circulado boatos que geram preocupação na comunidade escolar. É importante interromper o repasse de fake news.

É fundamental que incidentes envolvendo discussões ou agressões entre alunos ou professores, sejam comunicados aos pais, especialmente para aqueles que procuram informações nas escolas. Nada deve ser omitido, pois as escolas que agem dessa forma correm o risco de permitir que pais, mães, responsáveis ou a sociedade em geral interpretem as informações recebidas de maneira diferente da realidade e acabem disseminando informações equivocadas nas redes sociais.

Os diretores das escolas devem informar os pais sobre qualquer ocorrência fora do comum, a fim de evitar que o pânico desnecessário se instale nas famílias. Se os cidadãos visualizarem viaturas na frente das escolas, não devem tirar fotos e publicá-las nas redes sociais sugerindo que ocorreu algum ataque na escola. É recomendável que busquem informações oficiais e evitem causar transtornos, principalmente para os pais dos alunos.

Nesta terça-feira (11), ocorreu na Etec Matão uma importante reunião entre a Polícia Militar - o Capitão Lopes, o dirigente da Diretoria de Ensino de Araraquara - Paulo Pereira da Silva, o secretário da Educação do Município - Alexandre Luiz Martins de Freitas e gestores das escolas públicas e particulares de Matão, com o objetivo de discutir medidas de segurança para as instituições de ensino.

Copyright © 2023 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.