Sábado, 15 de abril de 2023
Fala Matão

Impactos da paralisação do novo ensino médio na educação do país

Decisão de suspender novo ensino médio é aceno político aos críticos da reforma e pode gerar divergências na aprendizagem entre estados.

  • Alex Gasoni
  • 20:09
  • Quinta-feira, 13 de abril de 2023
Fala Matão - Alex Gasoni
Presidente Lula e o Ministro da Educação Camilo Santana - Foto: Ton Molina/Foto arena/Agência O Globo

O novo ensino médio brasileiro foi aprovado em 2017, durante o governo Temer, com o objetivo de tornar a educação mais flexível e adaptada às necessidades dos estudantes. Porém, o governo federal decidiu paralisar temporariamente o processo para realização de pesquisas, consulta pública e debates para decidir os rumos do novo ensino médio. A interrupção do novo ensino médio na prática afeta mudanças previstas para o Enem 2024.

A ideia do novo ensino médio é permitir que os estudantes escolham disciplinas de acordo com suas aptidões e interesses, além de oferecer mais oportunidades de educação técnica e profissionalizante. Com a paralisação do processo de implementação, essas oportunidades podem ser perdidas, deixando muitos alunos sem as ferramentas necessárias para competir no mercado de trabalho.

Além disso, a suspensão da implementação também pode gerar incertezas e inseguranças para os estudantes que já estão no ensino médio. Eles podem não saber exatamente quais serão as mudanças no currículo e na estrutura do ensino, o que pode prejudicar o planejamento de suas carreiras futuras.

Vale ressaltar que a educação no Brasil já enfrenta desafios significativos, como a falta de investimentos, a desvalorização dos professores e a desigualdade no acesso à educação. Paralisar a implementação do novo ensino médio só agrava essa situação, deixando os alunos ainda mais vulneráveis e despreparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

Além disso, é importante lembrar que o processo de implementação do novo ensino médio já é aplicado na maioria das escolas do Brasil, e a suspensão agora pode gerar desperdício de recursos e esforços já investidos nesse processo.

Pesquisa

Uma pesquiza realizada pelo Instituto Datafolha em 2020, entrevistou professores e gestores de escolas que já implementaram o novo ensino médio. De acordo com os resultados, 72% dos entrevistados afirmaram que as mudanças trazidas pelo novo ensino médio são positivas e importantes para a educação dos alunos. Além disso, 71% dos entrevistados disseram que a implementação do novo ensino médio foi bem-sucedida em sua escola.

Vale ressaltar que a opinião em relação ao novo ensino médio pode variar bastante de acordo com a região do país, o perfil socioeconômico dos estudantes e a qualidade da implementação nas escolas. No entanto, essas pesquisas indicam que há uma expectativa positiva em relação às mudanças e que muitos estudantes e professores desejam um ensino médio mais flexível e adaptado às necessidades individuais de cada aluno.

Copyright © 2023 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.