Quinta-feira, 24 de agosto de 2023
Fala Matão

Piloto e cúmplice da aeronave com 503 kg de drogas apreendidas em Matão são presos pela PF

Colaboração entre Polícia Federal de Araraquara (SP) e Mato Grosso resultou na captura dos envolvidos no caso da aeronave carregada com mais de 500 kg de cocaína.

  • Redação
  • 22:11
  • Sexta-feira, 18 de agosto de 2023
Fala Matão - Redação
Polícia Federal em ação durante "Operação Tucano" - Foto: divulgação

Durante a "Operação Tucano", uma colaboração entre a Polícia Federal de Araraquara (SP) e a Polícia Federal de Mato Grosso, o piloto da aeronave carregada com uma grande quantidade de cloridrato de cocaína, juntamente com um cúmplice, foi detido. A captura ocorreu em Tangará da Serra-MT, localizada a 242 km de Cuiabá, nesta sexta-feira (18). As prisões foram realizadas após a aeronave ter sido interceptada anteriormente pela Força Aérea Brasileira (FAB) entre Matão-SP e Dobrada-SP.


Aeronave apreendida em galpão durante operação - Foto: divulgação

Além das prisões, foram efetuados três mandados de busca, incluindo um em Dourados (MS). Durante essas buscas, foram confiscados dispositivos eletrônicos, celulares e documentos relacionados ao caso.


Polícia Federal durante operação que prendeu duas pessoas - Foto: divulgação

Entenda o caso

A aeronave de dois motores foi interceptada em entre Matão e Dobrada (SP) em 26 de julho. As autoridades da FAB relataram que o piloto não acatou as ordens para aterrissar, o que levou a um tiro de advertência. A aeronave fez um pouso forçado em uma pista de terra, próximo a um pedágio na Rodovia Brigadeiro Faria Lima, e o piloto escapou para um canavial.

A investigação continua visando identificar outros indivíduos envolvidos na organização criminosa.

Os indivíduos detidos foram encaminhados ao Centro de Detenção Provisória de Tangará da Serra. Aqueles que são considerados responsáveis por tráfico de drogas podem enfrentar sentenças de até 25 anos de prisão.

O episódio começou quando a aeronave, originária do Paraguai e destinada à região de Matão-SP, entrou no espaço aéreo brasileiro sem um plano de voo. Isso levou ao monitoramento da aeronave pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e pela PF, que classificaram a ação como suspeita.

Após a aeronave ser forçada a aterrissar e as drogas apreendidas, com o apoio da Polícia Militar, as Forças de Segurança iniciaram buscas para localizar o piloto naquela região, mas não tiveram sucesso.

A investigação da Polícia Federal teve início após a apreensão da aeronave e das substâncias ilícitas, resultando na localização do piloto em Mato Grosso.

Veja fotos do dia da apreensão das drogas e do avião, em julho.


Foto: Fala Matão 


Foto: Fala Matão


Foto: Fala Matão

Copyright © 2023 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.