Estudo liderado pelo neurologista Dr. César Minelli coloca luz em várias questões ligadas ao tema.
Uma pesquisa feita em nossa cidade descobriu quais pessoas têm mais dificuldade para se recuperar depois de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
O estudo, intitulado “Predição de resultados ruins na fase inicial após um primeiro AVC: estudo populacional em Matão, Brasil" (Predictors of poor outcome in the acute phase after a first-ever stroke in a population-based study in Matão, Brazil) foi liderado pelo Dr. César Minelli, neurologista do Hospital Carlos Fernando Malzoni, e equipe de profissionais de saúde.
Dr. Minelli acompanhou pacientes por um ano, e concluiu que aspectos como idade avançada, ser mulher, ter dificuldades de movimento e fala, podem atrapalhar a recuperação.
O AVC acontece quando falta sangue no cérebro, causando lesões que podem deixar sequelas. Existem dois tipos principais de AVC: O mais frequente é o AVC isquêmico, que ocorre devido à interrupção do fluxo sanguíneo em um vaso no cérebro. O outro tipo, o AVC hemorrágico, acontece quando um vaso sanguíneo cerebral se rompe.
A pesquisa acompanhou pessoas que tiveram AVC e descobriu que alguns fatores podem dificultar a recuperação. De acordo com o Dr. César, “é importante cuidar da saúde para evitar o AVC, controlando a pressão, o diabetes e o colesterol. Também é fundamental que as pessoas que tiveram AVC recebam tratamento rápido e apoio para se reabilitar”.
O médico alerta ainda que é importante que as pessoas saibam que podem evitar o AVC cuidando da saúde, e no caso de quem já teve um AVC, precisa buscar tratamento e apoio para se recuperar.
Para Denise Minelli, superintendente do HCFM, “sinto um imenso orgulho ao ver pesquisas como esta, de alcance internacional, destacando o nome do nosso hospital e da nossa querida cidade de Matão no cenário das instituições que genuinamente contribuem para o progresso da saúde. Este estudo não apenas valida o nosso compromisso com a excelência no atendimento e na pesquisa, mas também reforça a importância de investirmos continuamente em conhecimento e inovação para beneficiar a nossa comunidade. Parabéns a toda a equipe envolvida, que com dedicação e profissionalismo, elevam o padrão da medicina praticada em nossa região."
Fonte: Hospital Carlos Fernando Malzoni
Receba as notícias do Portal Fala Matão no WhatsApp e mantenha-se sempre bem informado (a) com informações confiáveis: Grupo WhasAPP Portal Fala Matão