Durante mandado de busca, Polícia Ambiental encontrou armas adulteradas, munições de uso restrito e materiais usados para caça predatória.
Em cumprimento a um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça, a Polícia Militar Ambiental de São Carlos deteve um caçador na manhã desta sexta-feira (6), no lote 61 do Assentamento Monte Alegre, zona rural de Araraquara. A operação foi comandada pelo sargento Vizzoto, com apoio dos cabos Generoso e Pinheiros.
Durante a ação, os policiais localizaram uma grande quantidade de armamentos, munições e materiais utilizados para caça e recarga de cartuchos. O alvo da operação, identificado como C.V.C., foi surpreendido em sua residência, onde mantinha um verdadeiro arsenal, boa parte dele de uso proibido ou adulterado.
Material apreendido
Entre os objetos encontrados estavam:
Armas de fogo: 1 espingarda calibre .36 com cano cortado (adulterada), 1 espingarda de chumbinho também adulterada;
Munições: 14 munições calibre 12, 16 munições calibre .357 (uso restrito), 1 calibre .32, 1 calibre .28, 4 calibre .22, 1 calibre .403, 1 calibre .320;
Demais itens: cápsulas de diversos calibres, 2 potes de pólvora, 19 petecas calibre .20, 20 petecas calibre .12, 104 projéteis calibre .36, 4 canos de espingarda, espoletas, chumbo, kit para recarga de munição, um gatilho artesanal e um celular.
Prisão em flagrante
O preso foi conduzido à Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Araraquara, onde o delegado Marcelo Umberto lavrou o flagrante por posse ilegal de arma de fogo, posse de munição de uso restrito e crime ambiental. De acordo com a Polícia Ambiental, parte do material encontrado seria usado para caça ilegal na região, prática comum em áreas rurais, mas severamente punida pela legislação ambiental.
Não foi arbitrada fiança devido à gravidade dos itens apreendidos, especialmente a arma adulterada e a munição de uso restrito.
Veja também: Polícia Ambiental apreende armas e munições em residência de Matão