Quinta-feira, 16 de outubro de 2025
Fala Matão

Vereador propõe flexibilizar recuo frontal após moradores serem impedidos de construir coberturas

China Calabres defende atualização do Código de Obras de Matão para adequar as regras à realidade dos novos loteamentos, após reclamações de moradores do bairro Vila Florida que não puderam construir na frente das casas.

  • Redator
  • 13:26
  • Quarta-feira, 15 de outubro de 2025
Fala Matão - Redator
Foto: Vila Florida/divulgação

Na sessão ordinária desta segunda-feira (08), o vereador China Calabres reiterou a Indicação nº 118/2025, apresentada em março deste ano, solicitando ao Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano, a realização de estudos de viabilidade para alterar os artigos 140 a 146 da Lei Municipal nº 4.118/2010 (Código de Obras).

A proposta busca flexibilizar as atuais exigências de recuo frontal para edificações residenciais, a fim de adequar a legislação à configuração dos novos loteamentos aprovados no município. A situação ganhou repercussão após novos moradores do bairro Vila Florida descobrirem que não poderiam construir uma cobertura na frente de suas casas.

O vereador explica que a atual legislação, criada há mais de uma década, estabelece um recuo frontal mínimo de 4 metros para edificações residenciais, o que tem gerado dificuldades para muitos moradores, especialmente em loteamentos recentes com metragem reduzida.

“Muitos dos novos lotes entregues à população possuem dimensões menores, o que limita a possibilidade de aproveitamento do espaço. Inclusive, várias famílias que receberam casas recentemente enfrentam dificuldades para construir uma área na frente, justamente por conta dessas regras”, explicou China.

Além disso, a indicação aponta que diversos loteamentos realizaram construções irregulares sem que houvesse, até então, intervenção da Prefeitura e que as irregularidades não vêm causando prejuízos relevantes ao município. Desse modo, a proposta visa uniformizar as condições de uso dos lotes, regularizar situações existentes e evitar que os moradores sejam penalizados.

De acordo com o vereador, a Secretaria de Obras já encaminhou a proposta para análise junto ao Conselho competente. A expectativa é que, com os estudos técnicos, seja possível atualizar o Código de Obras, tornando-o mais adequado à atual realidade urbana de Matão.

Clique aqui para receber as notícias do Portal Fala Matão no seu WhtasApp.
Copyright © 2025 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.